A colheita de milho este ano será recorde no Estado. A safra de 6,6 milhões de toneladas apresenta um crescimento de quase 6%, em relação ao ano passado, até então a maior da história, com 6,2 milhões de toneladas. Os números fazem parte dos levantamentos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). De acordo com o secretário de estado da agricultura, Gilman Viana Rodrigues, o crescimento da produção de milho em Minas confirma que não há tendência de redução da produção de alimentos por causa da cana-de-açúcar. O milho é o principal grão cultivado em Minas e a cultura está presente em 841 municípios mineiros. A cultura foi beneficiada neste ano pelo clima favorável, com boa distribuição das chuvas. O aumento da produtividade das lavouras de milho ocorre sucessivamente em Minas. O rendimento nas plantações apresentou um crescimento de mais de 200% desde 1990. O município de Uberaba, no Triângulo Mineiro, é o campeão mineiro na produção de milho, com uma colheita de 409 mil toneladas do grão. Em seguida, aparece o município de Unaí, no Noroeste, com 253 mil toneladas.

Milho safrinha

Além da colheita recorde do grão, outro destaque da safra mineira é o aumento esperado da produção do milho safrinha. O crescimento será de mais de 100%. Em 2007, o Estado colheu 98 mil toneladas de milho safrinha. Este ano a colheita prevista é de 206 mil toneladas.

O milho safrinha, ou milho de segunda safra, é plantado depois da safra de verão que está praticamente encerrada. Já a colheita do milho safrinha começa no mês de agosto. Paracatu, no noroeste de Minas, é o município que deverá ter a maior produção do milho de segunda safra, com 78 mil toneladas.