Uma pequena trégua da chuva na noite dessa segunda-feira (19) possibilitou a apresentação da Orquestra Sesiminas. Meia hora antes do horário previsto para o espetáculo, os integrantes da Orquestra sob a regência do maestro Felipe Magalhães subiram ao palco, para a passagem de som e, em seguida, iniciaram o show.

Centenas de pessoas acompanharam o concerto, na praça do antigo Fórum, na avenida Getúlio Vargas. A vice presidente da FIEMG – Regional Alto Paranaíba, Teresinha Martins assistiu todo o espetáculo e ficou admirada com a disponibilidade da Orquestra em se apresentar, apesar do tempo chuvoso. “Foi um show emocionante”, comentou.

O espetáculo foi dividido em 4 partes. A primeira trouxe uma homenagem a quatro dos maiores gênios da música brasileira: Zequinha de Abreu, com Tico-Tico no Fubá, Pixinguinha, com Carinhoso e, finalmente, Luiz Gonzaga e Sivuca, num arranjo de Leonardo Cunha.

Na segunda parte, a orquestra apresentou canções dos Beatles, em arranjos instrumentais que deram uma nova roupagem a músicas como Eleanor Rigby, Hey Jude e Lady Madonna. A célebre Yesterday foi executada com um solo de violino de Elias Barros, o spalla da Orquestra e a música Martha my Dear contou com o violino solo de Henrique Rocha, que integra o naipe dos primeiros violinos do grupo.

A terceira parte foi consagrada a trilhas de filmes. A Forest Gump Suíte foi arranjada especialmente para a Orquestra por Fred Natalino. A Dança Húngara nº 5, de J. Brahms, fez parte do filme “De Olhos bem Fechados”, de Stanley Kubrick. O gênio das trilhas de filmes italianas, Ennio Morricone, esteve presente com o tema de Era uma vez na América. E a divertida Pantera cor de Rosa, de Henri Mancini, fechou a terceira parte do concerto.

Na quarta parte, foram executadas músicas que remetem à alegria do Natal. Plink, Plank, Plunk, de Leroy Anderson, trouxe uma brincadeira com a técnica dos pizzicatos (que consiste em pinçar as cordas com os dedos, sem a utilização do arco). Seguiram-se as músicas O Andante Festivo, do finlandês Jean Sibelius e a consagrada Jesus Alegria dos Homens, que é o coro final da Cantata Nº 147 do alemão Johann Sebastian Bach. Após mais de uma hora de apresentação, o concerto encerrou-se com: Boas Festas, de Assis Valente e Christmas Festival, um brilhante pôt-pourri de temas natalinos composto pelo americano Leroy Anderson.