Membros da entidade ecológica S.O.S Rio Areado entraram em contato com o Patos Hoje nesta segunda-feira (08) e relataram uma situação que não é normal. Eles presenciaram as águas do rio tomadas por uma grande quantidade de barro. Eles suspeitam de que alguma barragem pode ter se rompido na cabeceira do manancial.

De acordo com Nascimento Xel, o Rio Areado amanheceu com as águas avermelhadas, com barro fora do comum. Ele explicou que entrou em contato com a Copasa e recebeu a resposta de que a situação é mesmo anormal. “Mesmo em épocas de chuvas, isso preocupa os moradores de toda a região leste de Patos de Minas, banhada pelo Rio Areado”, destacou.

Xel relatou que as autoridades já foram informadas e aguarda resposta dos departamentos competentes. A hipótese mais provável é o mesmo ocorrido em anos anteriores, o rompimento de barragens clandestinas. Ele também chamou a atenção para a falta de matas ciliares no rio, o que pode ser consequência das chuvas do início do ano. “Isso tem que ser reparado”, afirmou.