Enquanto muitos brasileiros estão fazendo uso (mesmo que sem comprovação de eficiência) de medicamentos para o tratamento precoce da covid-19, na Índia, muitas pessoas decidiram seguir uma crença de que o uso de esterco de vaca é eficaz contra a doença.

Diante do grande número de pessoas que estão utilizando o material orgânico no rosto e no corpo, mesmo sem nenhuma comprovação científica de que realmente auxilie no combate ao novo coronavírus, os médicos na Índia fazem alertas contra o “tratamento alternativo”.

A história que diz que a urina e as fezes de vaca podem ajudar a criar imunidade e pode ajudar na recuperação de pessoas com a doença, começou a surgir entre grupos de religiosos, que consideram o animal um ser sagrado na Índia.

Depois que a ideia começou a ser difundida entre o resto da população, o governo registrou um novo movimento de pessoas que buscaram por estábulos do país para cobrir o corpo com fezes e urina do animal.

Imagens que circulam na internet mostram vários grupos de adultos e crianças, se “banhando” em grandes poços de esterco com urina. Algumas fotos mostram pessoas abraçadas com vacas e até praticando ioga com o corpo coberto com o material.

O impasse entre os grupos de religiosos e de médicos vai se polarizando ainda mais com o avançar da pandemia da covid-19. Os profissionais da saúde lembram que enquanto a população continuar acreditando na falsa sensação de segurança, que o ritual pode trazer, a doença vai se agravando no país.

Fonte: Itatiaia