Neste mês de dezembro houve um aumento expressivo de atendimentos por causa de sintomas gripais na Unidade de Pronto Atendimento, Hospitais públicos e particulares da cidade. Foram mais de 600 atendimentos somente do dia 23 ao dia 27. É importante ressaltar que, as pessoas precisam buscar atendimento nos postinhos de saúde de cada bairro antes de procurar à UPA.

Embora os números de pessoas que buscam atendimento com sintomas de gripe tenham aumentado, a situação da Covid-19 continua extremamente controlada em Patos de Minas. Segundo o boletim divulgado nessa segunda-feira (27), apenas um patense estava internado. Nossa reportagem foi até a USF do bairro Itamarati e conversou com o médico Everton Silva. De acordo com ele, a população precisa ser alertada quanto aos cuidados necessários e quanto ao tratamento.

O Dr. Everton ressaltou que os casos de H3N2 merecem atenção especial e as pessoas precisam se cuidar. Segundo ele, as pessoas que estão tendo problemas mais sérios são pessoas do grupo de risco como idosos, hipertensos, crianças menores de cinco anos entre outros. O médico informou também que a vacina que é aplicada para a gripe possui o imunizante necessário para conter a gripe, entretanto é preciso tomar os cuidados.

O médico explicou que em casos de sintomas leves, o mais indicado é procurar a Unidade Básica de Saúde de cada bairro. A pessoa deve procurar a UPA só em casos de sintomas graves como falta de ar, febre intensa e etc. A vacina contra a influenza está disponível em todas as unidades de saúde espalhadas pelos bairros da cidade. Segundo o Dr. Everton, o que falta são braços para receberem as doses.