O Patos Hoje vem há alguns dias recebendo reclamações do mau cheiro que vem prejudicando o ambiente e a saúde dos moradores de Patos de Minas. Muitos já manifestaram indignação com a situação e cobram uma investigação das causas e também providências para resolver de vez o problema que não é de hoje. “Cidade maravilhosa, mas fedida”.

O Patos Hoje conversou nesta quarta-feira (27) com o engenheiro eletricista Ronaldo Januário, que mora bem próximo à Lagoa Grande, Cartão Postal de Patos de Minas. Ele disse que residiu muito tempo fora de Patos e que voltou em 2018, sendo que logo nas primeiras noites, por volta das 21h00 ou 22h00, o mau cheiro começa e isso incomoda bastante.

Ele ressaltou que, mesmo estando fresquinho ou nos dias mais quentes, não consegue deixar as janelas abertas, tendo que usar o ar condicionado para evitar o cheiro horrível. O engenheiro informou que morou por dois anos no Bairro Boa Vista e depois mudou para próximo da Lagoa Grande. Ronaldo imaginou que o mau cheiro poderia acabar, mas persiste.

“Desde 2018, todas as noites, percebo este mau cheiro, não podendo ficar com as janelas abertas. Muitos falam que a origem pode ser 'esgoto, Copasa, fábrica de adubo, fábricas de osso' ou outras causas. O fato é que incomoda muito. Não é só eu. Talvez outras pessoas de outros bairros estejam mais. Houve um certo comodismo. As pessoas se acostumaram com este mau cheiro”, disse.


Ele ressaltou que, mesmo morando mais longe das áreas periféricas, o mau cheiro persiste por todas as noites. “O mau cheiro se parece com uma mistura de esgoto, de osso queimado, não sei”, destacou pedindo que as autoridades façam uma investigação para saber o que está causando o problema que tem sido sentido por diversos moradores. “Ir nos locais possíveis da origem do mau cheiro e sentir”, disse frisando que ninguém aguenta mais.

O engenheiro aproveitou para contar como a esposa dele que não é de Patos de Minas enxerga a situação. “É uma cidade maravilhosa, mas fedida”, disse. E não é só Ronaldo. O Patos Hoje recebeu mensagens de diversos patenses indignados com o problema. Eles também cobraram providências.

O Patos Hoje entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Patos de Minas no final de semana passado e recebeu, nesta quinta-feira (28), o seguinte posicionamento: " A região citada tem no seu entorno muitos locais passíveis de gerar mau cheiro, como lagoas de tratamento em empresas e estação de tratamento de esgoto. A Diretoria de Meio Ambiente, que já acompanha a situação, explica que os responsáveis têm buscado aperfeiçoamento nos sistemas para minimizar o problema, mas são processos complexos cujo resultado não é imediato. A diretoria, de toda forma, fará novas visitas aos possíveis locais geradores do problema para verificação."