O Grupo de Marias Artesãs vai levar para o tradicional Festival do Folclore de Olímpia.
O Grupo das Marias Artesãs de Patos de Minas embarca nesta sexta-feira (15) para a cidade de Olímpia, no Estado de São Paulo, para participar do 50º Festival do Folclore de Olímpia. Considerado o maior evento desse gênero no Brasil, o Festival reúne as mais diferentes manifestações culturais brasileiras, como música, artesanato, dança, culinária e lendas.

Para representar a cultura patense, o Grupo de Marias Artesãs vai levar para o tradicional Festival do Folclore de Olímpia com diversas peças artesanais produzidas em palha e em algodão. Além disso, também farão uma apresentação mostrando os cantos de mutirão das fiandeiras, oriundos de nossa região.

O Grupo de Marias Artesãs foi fundado em Patos de Minas em 2002 para valorizar a habilidade e o potencial criativo das artesãs patenses, além de propiciar uma fonte de renda através do artesanato. Não demorou muito para o trabalho ser reconhecido. As peças produzidas pelas Marias Artesãs correram o Brasil e chegaram ao outro lado do mundo.

Com simplicidade e talento, as Marias Artesãs produzem flores e arranjos de palha de milho, anjos, presépios e muitos outros artigos de decoração. “Estados Unidos, Itália, Alemanha e Holanda são alguns dos países que conhecem e admiram o nosso trabalho”, destaca Marialda Coury, coordenadora do Projeto.

As Marias Artesãs estão entusiasmadas com mais esta oportunidade para representar o artesanato de Patos de Minas. Elas viajam nesta sexta-feira para a cidade de Olímpia. E quem quiser conhecer um pouco mais do trabalho produzido pelas Marias basta se dirigir até o Memorial do Milho no Parque de Exposições.

Autor: Maurício Rocha

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sindicato Rural