Com faixas, cartazes, nariz de palhaço, apitos e até um sino, os integrantes do Grupo "Orgulho em Ser Patense" ocuparam o centro de Patos de Minas na manhã deste sábado (23) em mais uma manifestação contra o reajuste nos salários dos vereadores. Eles coletaram assinaturas de outros patenses que também não concordam com o aumento de 25,23% que os parlamentares aprovaram nos próprios salários.

O grupo já fez outras manifestações na cidade, se reuniu com o presidente da Câmara Ezequiel Macedo, com o prefeito Luís Eduardo Falcão e entraram com uma representação no Ministério Público. O objetivo agora e convencer o prefeito Falcão a vetar o Projeto de Lei que deu origem ao reajuste nos salários dos vereadores.

Emerson Roberto Barbosa é um dos idealizadores do movimento contrário ao reajuste nos salários dos vereadores. Segundo ele, se o prefeito Falcão vetar, o Projeto de Lei retorna para a Câmara e fica mais fácil convencer os vereadores a mudarem de ideia. "A gente já tem seis vereadores que foram contra o reajuste. Basta convencer mais três para arquivar esse projeto", explicou ele.


Segundo Emerson, o aumento de 25,23% nos salários dos vereadores vai custar cerca de meio milhão de reais até o final desta legislatura. O professor Omar Gonçalves do Amaral entende que o cargo de vereador não é uma profissão e, por tanto, não merece esse reajuste. Ele explica que o vereador não precisa deixar seus afazeres para ocupar o cargo na Câmara.

Durante a manifestação, o grupo coletou dezenas de assinaturas de pessoas contrárias ao aumento de salário dos vereadores. O grupo "Orgulho de ser patense", pretende continuar protestando até que o Projeto seja arquivado.