A manhã de vacinação neste sábado (19) em Patos de Minas teve longas filas, muita reclamação e alguns contratempos. Teve gente aguardando mais de duas horas e meia para receber a dose da vacina e teve gente que foi ao local de vacinação e se deparou com as portas fechadas. Nossa reportagem percorreu os locais de vacinação e conversou com a população.

O calendário de vacinação deste sábado (19) estabelecia a imunização de pessoas em quatro pontos da cidade. USF Itamarati, Brasil, Gramado e também no Projeto Saci. Nas USFs Itamarati e Brasil, a vacinação era para pessoas de 57 anos completos. Já na USF do bairro Gramado, quem recebeu a vacina foram os motoristas do transporte coletivo urbano. Nossa reportagem recebeu várias reclamações a respeito da longa fila na USF Itamarati.

Nós fomos até lá e registramos imagens da fila que estava quase virando a esquina. Um morador disse que faltou organização por parte da prefeitura. "Eu [tô] aqui na fila há mais de duas horas. Isso é um descaso com a população", disse ele. A fila grande se tornou uma aglomeração de pessoas, pois o distanciamento não estava sendo respeitado. Segundo algumas pessoas, faltou comunicação por parte dos servidores da USF também.

Houve transtorno também no Projeto Saci. Algumas pessoas foram receber a dose da vacina e, quando chegaram ao local, se depararam com as portas fechadas. Isso porque a Prefeitura Municipal emitiu comunicado informando que a vacinação no local seria de 08h às 15h. Entretanto, nessa sexta-feira (18), houve uma mudança no horário de vacinação que passou o encerramento de 15h para as 12h. De acordo com Drika Araújo, a situação pegou muita gente de surpresa. "Eu trouxe minha mãe para vacinar e quando a gente chega aqui [tá] fechado, eles mudam o horário em cima da hora e quem fica no prejuízo somos nós", disse ela bastante indignada.

A dona Maria José ficou bastante chateada e disse que esperou bastante tempo até chegar a sua vez de vacinar. "A gente fica muito triste né com essa situação. Esperamos tanto tempo e quando chegamos aqui, nos deparamos com esse descaso", disse ela. Mas se engana quem pensou que elas desistiram da imunização. A Erika levou a mãe dela até a USF do bairro Brasil onde a vacinação iria até às 14h00 e lá a dona Maria José finalmente foi imunizada.

Neste domingo (20), a imunização acontecerá de 08h às 12h no Projeto Saci e será destinada às pessoas com deficiência permanente, grávidas e puérperas com comorbidades. Na segunda-feira (21), as doses serão destinadas a trabalhadores da educação e servidores da saúde faltosos.