Os animais com a doença foram abatidos e descartados.

A Coordenadoria Regional do IMA em Patos de Minas realizou vistoria no Frigorífico FRISAGO, em São Gotardo, com o objetivo de acompanhar o abate de 42 bovinos com tuberculose, conforme previsto no PNCEBT (Programa Nacional de  Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose. Brucelose e tuberculose são enfermidades que acometem os animais e também são zoonoses, que são doenças que  atingem  também o homem, além dos animais.

De acordo com o médico veterinário do IMA, Rogério Fonseca, no caso destas doenças, quando confirmadas, a medida de controle indicada é o sacrifício dos animais, pois o tratamento não é indicado, por não ser eficaz. O mais correto é o sacrifício dos animais e enterrados na propriedade sob supervisão do IMA ou abatido em frigorífico, sob inspeção veterinária.

O FRISAGO, frigorífico de São Gotardo, disponibilizou suas instalações para realizar o abate sanitário dos bovinos, permitindo verificar durante o abate as lesões características de tuberculose nos animais abatidos. Foram constatadas lesões nos órgãos dos animais abatidos nas mais variadas formas, indicando estágios diferentes da doença. Os bovinos sacrificados são oriundos da nossa região, que está registrando alta incidência da doença, sendo este diagnóstico realizado por médicos veterinários habilitados pelo Ministério da Agricultura.

Devido ao fato que a carne oriunda de animais portadores destas enfermidades não ser apta ao consumo humano, a mesma foi destinada à graxaria, com aproveitamento para alimentação animal ( farinha de ossos e de carne). É uma doença de evolução lenta, provocando tosse seca, febre, diminuição do peso corporal, levando o animal à morte. Provoca lesões em vários órgãos do animal, como pulmão, linfonodos, fígado, baço, rins e outros.

Considerações do IMA:

A tuberculose é um problema de saúde pública gravíssimo, pois no ser humano é possível o tratamento, mas o mesmo é longo e difícil. O IMA, através do seu trabalho na inspeção de produtos de origem animal, busca promover a saúde pública e segurança alimentar. É sabido que a população fica indignada quando vê destruição de alimentos, mas isso não ocorre por leviandade, e nem para arrecadar mais impostos para o estado. Não sentimos prazer em destruir alimentos, buscamos apenas defender a saúde do consumidor, ainda que não pareça assim.

As principais formas de transmissão da tuberculose, dos animais para o homem, é através do convívio próximo, através da respiração e do consumo de leite cru e seus derivados, além do consumo de carne mal cozida;

Por isso que o IMA, ao apreender queijos e carne de origem duvidosa, procede à destruição dos mesmos, para não correr o risco de disseminar a tuberculose, além de outros patógenos que podem levar a intoxicação alimentar. Ao consumidor, fica o alerta para só comprar queijos e produtos cárneos que tenham selo de inspeção federal, estadual ou municipal, evitando comprar produtos clandestinos, que só tem o atrativo do preço, mas oferecem sérios riscos à saúde.

Ao produtor rural, fica a orientação de não comprar animais sem exame negativo de brucelose e tuberculose, bem como a Guia de Trânsito Animal, que é emitida pelo IMA, evitando adquirir animais sem procedência e sem exames de saúde dos mesmos.

Fonte: IMA Patos de Minas