Cerca de 3.200 alunos irão receber os livros de educação no trânsito em escolas municipais.

A Prefeitura de Patos de Minas através da Secretaria Municipal de Trânsito fez a entrega de mais de 3 mil livros de educação ao trânsito na manhã desta sexta-feira (28). A solenidade aconteceu na Escola Municipal Frei Leopoldo e contou com a participação de diversas autoridades, diretoras e alunos de várias escolas da região.

Cerca de 3.200 alunos irão receber os livros de educação no trânsito em escolas municipais da capital do milho. Diretoras e alunos receberam os livros das mãos do Prefeito José Eustáquio e das demais autoridades que estavam presentes. De acordo com Márcia Regina Duarte, diretora da Escola Municipal Frei Leopoldo, o conteúdo dos livros será inserido no cotidiano dos alunos de forma interdisciplinar e deverá fazer parte da rotina de seus mais de 300 alunos.

De acordo com o Secretário de Trânsito, Coronel Roberto Carlos Campos, o projeto começou pequeno e em 2018 uma escola foi procurada para receber o piloto do Educa Trânsito, atingindo pouco mais de 300 alunos. No ano seguinte, outras escolas aderiram à iniciativa e o número já subiu pra mais de mil estudantes. Agora em 2020, os idealizadores do projeto comemoram mais um crescimento, atingindo a marca de 3.262 alunos de 20 escolas municipais. O Coronel Campos ressalta que todo o recurso dos materiais didáticos é proveniente de multas de trânsito.

Também esteve presente na solenidade, o responsável pelo marketing do Observatório Nacional de Segurança Viária Wagner Baeza. Ele disse que Patos de Minas foi pioneira nesse tipo de projeto em todo o Brasil. A empresa paulista é responsável pela confecção e preparação do livro didático. Wagner disse que a cidade é modelo para outros municípios que estão buscando investir no projeto Educa Trânsito.

O projeto Educa Trânsito, que já alcançou um grande número de alunos, ainda espera chegar às mãos de mais estudantes. O Secretário de Trânsito reforçou a importância de educar as crianças e adolescentes, uma vez que são eles que, no futuro, poderão fazer com que o trânsito seja mais seguro e menos violento. De acordo com ele, há planos para ampliação do projeto em 2021.