Uma mãe entrou em contato com a redação do Patos Hoje para reclamar da situação em que se encontra a Escola Municipal Maria Inês Rubinger de Queiróz Rodrigues. Segundo ela, que possui três filhos matriculados na escola, o local está superlotado e não possui condições de receber mais nenhum aluno. Em razão disso, a Secretaria de Educação propôs remanejar alguns alunos para outra escola, entretanto, a sugestão não foi aceita pelos pais.

De acordo com Andrea Trindade, houve uma reunião entre os pais e a Secretária de Educação, Sônia Silveira, na escola para discutir a situação. Andrea contou que os pais questionaram o fato da escola estar com a capacidade acima do normal e a sugestão apresentada foi remanejar alguns alunos para a Escola Municipal Ilídio Caixeta. “Nós não aceitamos porque queremos que nossos filhos estudem no nosso bairro. O estatuto da criança e do adolescente prevê que o aluno tem o direito de estudar na escola mais próxima de sua casa” disse ela.


Segundo Andrea, há salas na escola com mais de 30 alunos e os pais clamam por uma ampliação urgente. “O único jeito das crianças permanecerem na escola esse ano foi juntando algumas turmas. O bairro cresceu bastante e a escola não cresceu junto, não houve ampliação não houve nada” relatou Andrea. Ainda segundo ela, há projetos de uma escola de educação infantil e de uma creche aqui no bairro, mas isso não irá resolver o problema.

“Esses alunos vão crescer e aí eles vão para onde, para outra escola fora do bairro? Tem que ter uma ampliação da Escola Maria Inês para que os alunos não precisem sair do bairro”.

Confira a nota da Prefeitura:

"Devido à quantidade de turmas, a escola disponibilizou outros espaços para atendimento dos alunos (fora da sede da instituição) que funcionariam como anexo. Ante a discordância dos pais, a solução apresentada por eles próprios foi aumentar o número de alunos por turma para que todos possam permanecer na sede da escola. Após visitarem a unidade escolar e conhecerem o espaço, incluindo as salas de aula, a proposta foi aceita pela maioria dos pais e realizada nova enturmação das crianças."