Uma mãe entrou em contato com a redação do Patos Hoje para reclamar da situação em que se encontra a Escola Municipal Maria Inês Rubinger de Queiróz Rodrigues. Segundo ela, que possui três filhos matriculados na escola, o local está superlotado e não possui condições de receber mais nenhum aluno. Em razão disso, a Secretaria de Educação propôs remanejar alguns alunos para outra escola, entretanto, a sugestão não foi aceita pelos pais.
De acordo com Andrea Trindade, houve uma reunião entre os pais e a Secretária de Educação, Sônia Silveira, na escola para discutir a situação. Andrea contou que os pais questionaram o fato da escola estar com a capacidade acima do normal e a sugestão apresentada foi remanejar alguns alunos para a Escola Municipal Ilídio Caixeta. “Nós não aceitamos porque queremos que nossos filhos estudem no nosso bairro. O estatuto da criança e do adolescente prevê que o aluno tem o direito de estudar na escola mais próxima de sua casa” disse ela.
Segundo Andrea, há salas na escola com mais de 30 alunos e os pais clamam por uma ampliação urgente. “O único jeito das crianças permanecerem na escola esse ano foi juntando algumas turmas. O bairro cresceu bastante e a escola não cresceu junto, não houve ampliação não houve nada” relatou Andrea. Ainda segundo ela, há projetos de uma escola de educação infantil e de uma creche aqui no bairro, mas isso não irá resolver o problema.
“Esses alunos vão crescer e aí eles vão para onde, para outra escola fora do bairro? Tem que ter uma ampliação da Escola Maria Inês para que os alunos não precisem sair do bairro”.
Confira a nota da Prefeitura:
"Devido à quantidade de turmas, a escola disponibilizou outros espaços para atendimento dos alunos (fora da sede da instituição) que funcionariam como anexo. Ante a discordância dos pais, a solução apresentada por eles próprios foi aumentar o número de alunos por turma para que todos possam permanecer na sede da escola. Após visitarem a unidade escolar e conhecerem o espaço, incluindo as salas de aula, a proposta foi aceita pela maioria dos pais e realizada nova enturmação das crianças."
Comentário mais curtido:
Muito barulho
Estudei a minha vida toda em escola publica fora do bairro e não morri. Qual o problema? Esse povo hoje em dia reclama de cada coisa... Se morasse em cidade grande, estava enrolada então!
Tchau brigadu
03/02/2022 16:25Não vi esse auê todo quando mudaram o colégio Tiradentes e o anexo mudou lá pro antigo Polivalente. Não vejo quem estuda na Escola Agrícola reclamar que a escola não é perto de casa... Menino de quinto ano já passou da hora de aprender a se virar.
LPTS
03/02/2022 16:17Uai agora as salas estão lotadas? Pq dias atrás mesmo quando foi anunciado que voltaria presencial lotou de comentários de mãe falando que não ia mandar os querubins pra escola.
mãe de aluno
03/02/2022 09:20existem escolas que recebem ordens para lotar salas de aulas para economizar com contratação de professores . a qualidade das aulas ficam comprometidas.
Lupta
03/02/2022 02:00Boa noite a todos! O bairro Ipanema tem uma praça enorme e está precisando de cuidados, fica perto da Escola e deve ser aproveitada, sala pode ser construído um Belo anexo para Escola Maria Inez. Fica Dica.
gege
03/02/2022 16:14Não faz construção onde é praça. Fica a dica.
Coerente
02/02/2022 23:54O problema é o egocentrismo, só colabora com dificultar a coletividade, se tem muitos alunos é porque tem muitas mães na mesma situação, coitados de quem nascer neste país hetero pobres e se declararem brancos, não terão direito a nada
Vanessa
02/02/2022 22:41Gente do céu que mal faz estudar fora do bairro ? E quando for pra faculdade vai querer no bairro tbm ? O problema hoje em dia é que os pós quer facilitar muito pros filhos e eles crescem sem ter obstáculos pra enfrentar pq tudo e lhe dado de mão beijada.
Direito é direito
03/02/2022 08:07Eu não penso assim. Se tem cadastramento para os alunos ficarem próximos de casa ( onde muitos mentem o endereço) tem que fazer valer o direito de estudar perto de casa sim. Isso ajuda os pais que trabalham e que não tem jeito de buscar na escola.
Mae
02/02/2022 22:06Lendo os comentários aqui chego a uma conclusão. Muitos pais estão acomodados e não lutam pelo seus direitos. E quando aparece uma mãe com coragem e bota a boca no trombone é criticada. Parabéns para essa mãe e na minha opinião quem crítica aqui nem filho tem para saber o que ela está falando. Boa sorte para vcs
Coerente
02/02/2022 22:04É só distribuir os três filhos dela em três escolas diferentes, assim com todas que reclamarem, aí fica bem distribuídos
Denise
02/02/2022 21:59Ok , quer q não fique superlotada a escola , mas não pode remanejar alguns alunos pra outra escola? Qual seria a solução então? Deixem seus filhos em casa e paguem professor particular ué
Show
02/02/2022 21:24A única opção é a que os pais não querem nunca vi quer faz o que é outra sala sempre teve mais de 30 alunos. Fica nessa palhaçada. Vacina as crianças e vida que segue ou vai esperar o vírus sumir ou seja nunca
Interessante
02/02/2022 20:08Quanto a falta de respeito na escola dos alunos com professores e funcionários nunca vi mães cobrando nada a respeito, não adianta falar que os filhos de vocês são santos e educadíssimos, longe dos pais e quando enturma com os colegas as asinhas cresce que é uma beleza...
Problemático
02/02/2022 20:14O desinteresante! O problema de aluno sem educação dentro da escola é o reflexo de professores que trouxeram revoltas para os mesmos, existem umas diretoras e professoras biatonas e uns professores psicopatas que estragaram os alunos..
Alguém
02/02/2022 19:36O transporte foi oferecido, para estar buscando e deixando em casa os alunos, e sem custo aos pais, o importante não é estudar ? Não é aprender ? Tanta gente alienada por falta de conhecimento, e vocês fazendo algazarra por conta da escola? Se tem até mesmo o transporte para levar ? Tudo bem, defendeu seus filhos ok, mais já parou para pensar, que com a divisão, e o que foi oferecido até mesmo o ensino o aprendizado pode melhorar ? A gente cresce e aprende que nem sempre a gente tem tudo o que quer, e o q vem fácil vai fácil, ja se questionou que talvez, o devido valor ao ensino não é dado, por conta da facilidade das coisas hoje, e depois anda um pouco não faz mal a ninguém, pelo contra faz bem a saúde.
Alguém
02/02/2022 19:30Na minha vez era sol ou chuva eu ia, não tem muito tempo que acabei o ensino médio não, e ele sempre foi em escolas públicas, e nunca tive escola dentro do meu bairro, e até onde vejo e conheço do estatuto da criança e do adolescente, e assim pra quem tá reclamando, por acaso procurou olha o que realmente o estatuto da criança diz ? Se não "O dever do Estado em assegurar à criança e ao adolescente o ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para aqueles que não tiveram acesso na idade própria." Ela é a assegurada de ter ensino e conhecimento, não prega que seja obrigatório ter uma escola em cada bairro não, gente o tanto que as coisas estão difíceis, a situação com a nossa rede de saúde, tudo bem defender os filhos porém olha ao redor tem mais coisas sempre tem.
Estudante
02/02/2022 19:21A tenha santa paciência, eu estudei a vida toda até forma no ensino médio em escolas públicas, até mesmo na Maria Inês, e nunca morei lá no bairro, nunca tive escola em meu bairro, sempre tive que me deslocar, que seja a pé ou de bicicleta, e nisso quem me levava quando nova era meu avô pois meus pais trabalhavam, e pra quem tá reclamado só uma pergunta, vai querer por seus filhos na aba da assa até quando ? Por isso hoje as coisas tão o preteco que tá, os alunos sabem valorizar os estudos nem os professores, e isso vem de muito tempo, e escola e professores tem obrigação apensas de ensinar, instruir o conhecimento, se tem falta de educação e respeito dentro de sala igual sempre vi, desde que estudava, a culpa não e o dos professores nem da direção, é apenas de quem não passa o e edução.
Solução p/ o problem
02/02/2022 19:19Antenção Semed, estamos vendo vários cidadãos requerendo o seu direito de Seus filhos a estudar próximo a sua residência correto? Faz assim, pega o comprovante de endereço desse povo que está na ficha do aluno e faz uma visita surpresa pra cada um. O que tem de alunos alí naquela escola que não mora no bairro. Garanto que vai acabar com a super lotação.
Escola
02/02/2022 18:40Pegando é o boi de ter escola, na minha época era quase 50 numa sala só e nos eramos felizes, agora com essa geração Nutella, que não quer saber de nada, só quer saber de brincar e fazer baderna. E não vem falar de superlotação por causa de covid não, porque o que tem de gente em buteco e em farra não está escrito. Tá achando ruim paga escola particular, lá as coisa funciona de outro jeito.
Colombiana
02/02/2022 18:09Esse povo é muito é chato! Se tá ruim! Matricule seus filhos numa escola particular
Para humana
03/02/2022 10:00Sei, eu sou professora.
Para Icha
02/02/2022 21:59Ela tem condições, é professora? Vc tá por fora. Sabe quanto ganha um professor hoje?
Icha
02/02/2022 19:06Para humana, ela tem condições de pagar uma escola particular sim! Ela é professora também, é simples, é só ela levar a creche dela pra escola onde ela trabalha.
Humana
02/02/2022 18:20Paga pra ela então. Se ela tivesse condições tenho certeza que pagava sim pois ela mostrou ser uma boa mãe lutando pelos direitos dos filhos
Karina
02/02/2022 17:13esse povo que está comentando contra aí são as pessoas que não tem filho ou tem um só e ficam mimando eles ou deve ter filho e não trabalha, fica por conta de buscar e levar na escola. essa mãe está reivindicando o direito dos filhos dela estudar na escola do bairro. Isso é um dever da prefeitura. quem não quer ajudar não atrapalha. os tempos mudaram entendam isso
Sei
02/02/2022 21:30Tenho filho e ele estuda bem longe do meu bairro pois aqui não tem escola eu levo todos os dias e falo que é show se fosse escola ruim a do bairro não ia ter essa reclamação
Quer que desenha?
02/02/2022 19:39Amada, mas não foi tirado o direito deles de estudarem na escola do bairro, foi apresentado duas opções, os pais não quiseram preferindo que os filhos estudassem em salas cheias. Ou seja, problema resolvido...
Fofinha
02/02/2022 16:30Gente eu estudei no Marcolino e na minha sala nos eramos em 40 a 42 alunos na época, é muito difícil!! Principalmente que hoje os alunos não respeitam os professores pois infelizmente os pais não podem corrigir é muito complicado
Cebolinha
02/02/2022 17:29Mulher, tem 25 alunos por sala por causa do distanciamento. Esqueceu que é pandemia?
Fábio
02/02/2022 16:27Quis comentários perjorativos e infeliz, o povo tinha que ter orgulho de existir uma patense e mãe dedicada igual ela, é muita covardia fazer isso, quem não pode ajudar não vem atrapalhar não, o que ela está fazendo merece aplausos, a luta dela é para todos inclusive para os profissionais da área da educação, imaginem só se ampliar a escola e criar uma outra escola para essa região olha o tanto que valoriza. Quero que estes infelizes fiquem sabendo que este tipo de comentário cabe processo, danos morais, através do e-mail e telefone o advogado dela chega até os covardes.
AIAIA
02/02/2022 19:42Super proteção não adianta nada, tem pais que nem sabe que os pimpolhos f1 escondido...
Sim mesmo
02/02/2022 19:30O (Não mesmo), coloca o seu filho lá, numa escola que é em um lugar ermo, onde há muitos drogados, boca de tráfico aos redores, se vão de ônibus, eles vão mais aglomerados ainda, se não me engano cabe dentro de um coletivo 48 passageiros, não tem escápula, os pais é quem manda, não sei qual séria o privilégio que a Semed quer almejar, entretanto, tenho uma linha de raciocínio, eles querem ativar a escola que está abandonada, só tem umas salas em anexo a Maria Inês.
Não mesmo
02/02/2022 19:10Se a escola não tivesse oferecido outras propostas eu entenderia, porém a prefeitura ofereceu outros espaços pra eles, eles não quiseram e aceitaram colocar todos os alunos juntos, infelizmente a escola fez o possível, agora o impossível é só com o papai do céu. Nem Deus conseguiu agradar a todos, você acha que a Semed vai conseguir fazer isso?
Burguesinha
02/02/2022 15:48É fácil mãe paga uma escola particular pro seus filhos,o meu estuda pago 1.000,00 reais de materiais por ano e 680.00 reais de mensalidade sou super satisfeita
Duda
02/02/2022 18:24Não sou revoltada com a vida não. Sou revoltada com comentário como o seu que não acrescenta em nada a luta de uma mãe que não tem condições de pagar uma escola particular como você. Se não sabe sempre estudei em escola pública, sou casada, mãe e sócia de uma grande empresa aqui em Patos. O que forma um bom cidadão não é a escola não é a dedicação e o carater
Resp.duda
02/02/2022 18:02Ele não é mimado amada,ele é educado e filho único tambem por isso que consigo dar uma boa educação no futuro será um profissional brilhante beijos de luz para você,e não seja tão revoltada com a vida.
duda
02/02/2022 17:03seu filho deve ser filho unico e mimado né. não leu a reportagem não? ela tem 3 filhos e não é rica e metida como vc
Luana
02/02/2022 15:41O erro (burrice) foi da direção e secretaria da escola em ter matriculado novos alunos a rodo sem ter pensando que um dia as aulas voltariam a ser presencial.
ehehhe
02/02/2022 15:27Imagina fazer igual o colégio da pm? Ampliar e mudar lá pra onde Judas perdeu as botas pra esse povo largar de chatura
Muito barulho
02/02/2022 15:26Estudei a minha vida toda em escola publica fora do bairro e não morri. Qual o problema? Esse povo hoje em dia reclama de cada coisa... Se morasse em cidade grande, estava enrolada então!
Hipocrisia
02/02/2022 15:25Reclama da escola cheia e só ela tem 3 estudando lá, então porque ela não pega os dela e não leva para outra escola? Já sei jogando para os outros fazer e ela só fofocando no patos hoje. Vou te contar viu, trabalhar ninguém quer.
poc
02/02/2022 15:12Oxi, agora a cidade não pode expandir pra não lotar a escola? Coitada, se morasse em cidade grande ia viver chamando reportagem pra fazer reclamações.
Educar
02/02/2022 16:30A cidade em que crescer realmente, concordo com você, mas com planejamento, não só de infraestrutura, mas de saúde, meios estruturais para educação. É preciso cobrar melhorias sim, é de direito de todos. Parabéns ao pais que participam e preocupam com a vida escolar dos seus filhos.
Cebolinha
02/02/2022 14:42Andrea, está reivindicando melhorias na escola que a Semed disse ter ciência que a escola necessita em reunião. Como foi dito a Semed exigia 25 alunos por turma, e assim foi proposta a junção. Temos que reinvindicar SIM. Afinal a verba de 2020 voltou para os cofres do Governo ( com Sr. José Eustáquio) e em 2021 foi dívida entre os servidores da educação. Basta pensar, não tinha onde gastar a verba?
Januário
02/02/2022 15:00Em presídios a capacidade ideal é um preso por cela e olha quantos cabem, nem sempre a lei e as exigências condiz com a realidade.
Cebolinha
02/02/2022 14:31Não foi exposto de maneira correta a matéria. Os alunos são estudantes do bairro. Na pandemia por ter aula online, matricularam todos que apareceram. A escola lotou. E as crianças não tem onde estudar. Para receber mais verba, a prefeitura junto com a Semed, quer colocar os alunos no Ilídio Caixeta, escola desocupada, em frente a 3 pontos de tráfico. Não foi aceito. Depois na FPM que não tem estrutura para crianças (e sim para adultos, justificou a secretaria da Semed) e as crianças teriam que atravessar a pé, ruas e avenidas do bairro (avenida a propósito que teve morte de uma criança e tem vários acidentes) para fazer educação física na escola e retornar para FPM. Ela não está reclamando da escola ter muitos alunos e sim, o que nos foi proposto.
mimimi
02/02/2022 15:19Foi dado opções, não aceitou pq não quis então aperta que cabe todo mundo...
Educar
02/02/2022 14:27A Andreia não fala só em nome dela, ela está representando os pais dos alunos dos "quartos e quinto" anos que seriam remanejados. Não reclamamos das junções das turmas, até porque chegamos a essa solucao juntos. Só estamos solicitando a ampliação da escola para que crianças daqui não fique sem vaga, pois toda criança tem o direito de estudar e que seja próximo a sua casa.
...
02/02/2022 19:55Oh mãe as vezes é pq os pais não são chiliquentos a ponto de cobrar algo que todos sabem que não vai acontecer, tipo a ampliação dessa escola. Você acha mesmo que vão deixar de construir uma nova escola em um bairro novo pra ampliar uma escola já construída? No máximo que vão fazer é um anexo longe de casa mesmo, fica ativa minha querida.
Mae
02/02/2022 18:27Resposta para ... Se tem criança que pega 2 ônibus para ir a escola é porque querem porque é direito da criança estudar na escola próxima de casa e dever do estado ou município cumprir essa obrigação
...
02/02/2022 15:23Tem criança que pega 2 ônibus pra ir pra escola kkkk estuda pertim de casa.
Cumedô de queijo
02/02/2022 14:40Uma escola em cada quarteirão, assim fica bom? Pra passear com cãozinho cagão anda o dia todo né, sem reclamar.
CUMEDÔ DE QUEIJO
02/02/2022 14:17LEVA PRA ESCOLA PARTICULAR E PARA DE ENCHER O SACO.
Isso
02/02/2022 18:07Mesmo,esqueci ela tem três filhos não vai ter condições kkkk
Educar
02/02/2022 14:48Continue comendo queijo.
Frescura
02/02/2022 13:35Quando forem pro ensino médio vai mudar pro perto da centro tbm?
Frescura
02/02/2022 19:59Tenho uma filha, desde os 2 anos vai para a escola e nunca foi perto de casa.
Kkkkk
02/02/2022 18:29Vc com certeza não tem filhos. Eles são crianças. Qualquer mãe quer segurança para os filhos
Capaz
02/02/2022 13:53É capaz,kkkk...e quando forem pra faculdade vai ter que ter uma faculdade no bairro dela também.
Capaz
02/02/2022 13:49Então, capaz que vai né...cada uma que parece duas...
Maria do Bairro
02/02/2022 13:34Não quer ser remanejado, mas também não quer turma cheia? Espera deitada essa ampliação.
Maria do Bairro
02/02/2022 20:01Educar, graças a Deus sou alfabetizada e entendi perfeitamente a solicitação. Sugiro procurar autoridades competentes sabe? Fazer barulho na internet não resolve nada.
Educar
02/02/2022 16:39Os pais não estão reclamando das turmas cheias, estão lutando pela ampliação da Escola, em prol de melhoria para o bairro e a região ao seu entorno.
jkkkkkkk
02/02/2022 15:24Em 2045 a escola será ampliada, confia.
Patos hoje resolve
02/02/2022 13:58Ela acha que o patoshoje vai aumentar a estrutura da escola
Adorei seu apelido!
02/02/2022 13:51Adorei seu apelido,Maria do Bairro!kkkkkkk...
Patense
02/02/2022 13:12Quando era criança, tinha que andar 5 km pra ir e 5km pra voltar pra ir à escola, as vezes tinha uma carona de carroça, bicicleta, cavalo, etc. Agora os filhos tem que estudar dentro do quintal de casa? E outra coisa, saindo do primario, vai ter escola em cada bairro pra atender?
ahudhasudh
02/02/2022 20:03Como se estatuto, leis e decretos fossem garantia de algo.
velharada
02/02/2022 17:07na nossa epoca não tinha estatuto. agora tem. então tem que seguir. é isso que entendi que ela está reivindicando
Cebolinha
02/02/2022 14:36Ninguém respeita ninguém, basta ver os seres humanos ridículos que se mostraram na pandemia, olhando seu bem estar acima da comunidade. E "antigamente" passava carroça na rua, agora passa os meninos do grau... Muitos filhos desses aí, que se dizem super educados.
Ótima observação
02/02/2022 13:56Muito bem observado. E não viramos Nutela...fomos bem criados, respeitando pais e professores...hj em dia é uma frescura...