
A macrorregião de Saúde Norte e 16 microrregiões no estado poderão avançar para a onda verde do plano Minas Consciente, criado pelo Governo de Minas para garantir a retomada segura e responsável da economia nos municípios. O avanço foi definido nesta quarta-feira (02) pelo Comitê Extraordinário Covid-19, após as localidades manterem bons índices durante 28 dias em que estavam na onda amarela. A medida começa a valer no próximo sábado (05).
No entanto, a Macrorregião Noroeste, composta por Patos de Minas e outras 32 cidades regrediu para a Onda Vermelha que é a mais restritiva, permitindo apenas os serviços essenciais. Mas isso ainda não quer dizer que Patos de Minas deverá fechar estes setores. De acordo com a Assessoria de Comunicação, ainda não foi divulgada a Onda para a qual a Microrregião de Patos de Minas foi direcionada. Caso tenha havido uma manutenção na Onda Amarela ou progressão para Onda Verde, o Prefeito Municipal, José Eustáquio Rodrigues, poderá optar pela mais favorável ou mais proibitiva.
Essa será a primeira vez que uma região chega ao último nível do plano, quando já é permitida a volta de atividades como cinemas, zoológicos, casas de festas, parques de diversão e shows. A abertura dos estabelecimentos deve respeitar os protocolos de segurança e o decreto estadual que restringe a lotação máxima de até 30 pessoas por ambiente.
Avanço criterioso
Romeu Zema destacou que o grupo foi criterioso para permitir o avanço e que a saúde dos mineiros continua sendo prioridade em todas as decisões.
“Estamos muito satisfeitos porque, pela primeira vez, uma macrorregião vai ser incluída na onda verde, que já permite o retorno de quase todas as atividades, desde que seguidos os protocolos de segurança. Vale lembrar que, para dar esse passo, é necessário que a região esteja em uma situação segura, com casos sob controle há pelo menos quatro semanas. E a região Norte cumpriu esse requisito”, disse.
As mudanças definidas pelo Comitê passam a valer neste sábado (5/9), após a publicação no Diário Oficial.
Cautela
Ao contrário da macrorregião Norte, que apresentou bons índices e um contexto seguro para avanço no plano, a macrorregião Noroeste teve aumento no número de casos e piora nos indicadores. Para manter a doença sob controle, o Comitê Extraordinário Covid-19 optou pela regressão da Noroeste para a onda vermelha, com abertura somente de serviços essenciais. Todas as outras macrorregiões do estado foram mantidas nas ondas definidas anteriormente.
O governador Romeu Zema lembrou que a pandemia ainda não acabou e os cuidados de segurança devem ser mantidos em todas as regiões mineiras.
"Na região Noroeste, por exemplo, tivemos aumento no número de casos e, muito provavelmente, algumas cidades terão de adotar medidas de isolamento, porque o número de leitos ficou próximo da capacidade. Todo cuidado ainda se faz necessário. Não podemos relaxar, o vírus continua presente e fazendo vítimas. Continuem usando máscaras, adotando medidas de distanciamento e higienização. Minas tem hoje a menor taxa de óbitos por 100 mil habitantes do Brasil e é a nossa contribuição que tem feito a diferença”, afirmou.
Pós-graduação
A partir deste sábado (5/9), os cursos de pós-graduação Stricto sensu (mestrado e doutorado) e Lato sensu (especialização) estão autorizados a retomarem as atividades na onda amarela do plano Minas Consciente. A decisão foi tomada pelo Grupo Executivo Covid-19 na última terça-feira (1/9). Foram observados a capacidade de adaptação do setor, além de uma tendência a pouca aglomeração e à natureza esporádica das aulas presenciais.
Municípios
Até esta quarta-feira, mais de 70% dos municípios mineiros (600) aderiram ao plano Minas Consciente, impactando cerca de 14 milhões de pessoas.
Entre as 732 cidades com menos de 30 mil habitantes, 445 apresentaram menos de 50 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias. Assim, elas estão autorizadas a avançar automaticamente para a onda amarela do plano, independentemente da situação das macro ou microrregiões nas quais estão inseridas.
Onda Vermelha
As macrorregiões de Saúde Noroeste e Nordeste estão na onda vermelha do plano. Portanto, nesses locais está autorizada a abertura dos seguintes serviços:
- Supermercados, padarias, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência;
- Bares (somente para delivery ou retirada no balcão);
- Açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros;
- Serviços de ambulantes de alimentação;
- Farmácias, drogarias, lojas de cosméticos, lavanderias, pet shop;
- Bancos, casas lotéricas, cooperativas de crédito;
- Vigilância e segurança privada;
- Serviços de reparo e manutenção;
- Lojas de informática e aparelhos de comunicação;
- Hotéis, motéis, campings, alojamentos e pensões;
- Construção civil e obras de infraestrutura;
- Comércio de veículos, peças e acessórios automotores.
Onda Amarela
As macrorregiões de Saúde Centro, Vale do Aço, Jequitinhonha, Leste, Triângulo do Norte, Triângulo do Sul, Oeste, Sul, Centro-Sul, Sudeste e Leste do Sul apresentaram índices favoráveis para a abertura de serviços não essenciais, contemplados pela onda amarela.
Nesta fase, são permitidos:
- Bares (consumo no local);
- Autoescolas e cursos de pilotagem;
- Salões de beleza e atividades de estética;
- Comércio de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo;
- Papelarias, lojas de livros, discos e revistas;
- Lojas de roupas, bijuterias, joias, calçados, e artigos de viagem;
- Comércio de itens de cama, mesa e banho;
- Lojas de móveis e lustres;
- Imobiliárias;
- Lojas de departamento e duty free;
- Lojas de brinquedos;
- Academias (com restrições)
- Agências de viagem
- Clubes
Onda verde
A macrorregião Norte apresentou um quadro controlado da doença após passar 28 dias na onda amarela*, o que permitiu o avanço para a onda verde, que permite a abertura de serviços não essenciais com alto risco de contágio.
São eles:
- Atividades artísticas, como produção teatral, musical e de dança e circo
- Cinemas, bibliotecas, museus, arquivos
- Parques, zoológicos e jardins
- Feiras, congressos, exposições, filmagens de festas, casas de festas, bufê
- Parques de diversão, discotecas, boliches, sinuca
- Bares com entretenimento (shows e espetáculos)
- Serviços de colocação de piercings e tatuagens
*Para avançar para a onda verde, as cidades precisam estar há 28 dias consecutivos na onda amarela, sem sofrer retrocessos durante esse período.
Microrregiões
Além das macrorregiões, os dados das 67 microrregiões mineiras são considerados pelo Comitê Executivo Covid-19, permitindo que elas sejam divididas por ondas, conforme as realidades específicas. Caso as ondas indicadas para as macro e microrregiões sejam diferentes, caberá a cada prefeito optar por qual das duas recomendações seguir.
Fonte: Agência Minas
Comentário mais curtido:
Lps
Deixa o povo trabalhar. Quem não quer trabalhar fica em casa. Muitos estão passando necessidade de alimentos. Muitos desempregados. Muitas empresas que faliram. O Prefeito está certo, o comércio não pode parar. É botar a mão na consciência, se cuidar usando máscara, higiene e produzir. Quem não quer trabalhar, fica em casa.
Servidora
02/11/2020 10:45Isto mesmo, tem que fechar tudinho e ficarmos quietinhos em casa. Estamos no meio de uma pandemia e temos que continuar em casa. Fiquem em casa, é só o que importa. Quem perder emprego ou tiver prejuízo recupera depois.
Ze
02/11/2020 10:45Paga minhas contas bonito
patense
02/11/2020 10:45tem que reabrir tudo logo!!! para de palhaçada! ja deu essa corja só engana o povo!bandidos!!!
Que morto, ta doido?
02/11/2020 10:45Que diaxo de gente que acha que essa doença mata desse jeito...150 mil pessoas na cidade e morreram 43 pessoas ! Vai parar a cidade por causa de 0,02% da população que ja tinha agravantes da doença e morreram? O resto da população tem que perder emprego, deixar de comer, pagar as contas por causa disso? Quem ta no grupo de risco, fica em casa e pronto....quem tiver dinheiro sobrando e quiser ficar em casa, entao que fique! O resto da população que precisa trabalhar pra comer e pagar as contas, vai trabalhar tomando os cuidados e pronto! A vida tem que seguir de alguma forma...
Alguém
02/11/2020 10:45"Só rindo" grande deve ser sua língua e ignorância.
Cidadã
02/11/2020 10:45Quanta ignorância! Achou grande?! Não leia!!! Afinal é pra poucos a capacidade intelectual de ler, interpretar e saber argumentar.
Só rindo!
02/11/2020 10:45E digite menos, isso é o terceiro mandamento ou e só o rascunho?
Perigo
02/11/2020 10:45perigo para chris e ai carinha que mora logo ali passa 1 dolar
Urubolino
02/11/2020 10:45Os donos de lojas, bares, academias e afins, correm pra dar negativo nos comentários, não adianta nada isso! Coloquem na cabeça de uma vez por todas de nada vale dinheiro depois de morto, ahhh, depois de doente serve pra pagar um hospital de luxo e uma urna de primeira!
Julius Rock
02/11/2020 10:45esses comentários custaram 1dolar e 95 centavos
cidadã
02/11/2020 10:45desse jeito vamos trazer a china pra ca, ja que querem uma ditadura onde é policiado tudo e como fazer as coisas... vcss me enojam.. são por causas de pessoAS como vcs que ha governos ditadores
Forasteiro
02/11/2020 10:45Povo perdeu o medo cidade da região ai tudo liberado buteko lotado ....sair fora....Usar mascara pode contar as pessoas ....
realista
02/11/2020 10:45Buteco abriu = covid SUMUI kkkk
Mineiro
02/11/2020 10:45Isso já se tornou uma grande palhaçada, onde nós estamos sendo enganados o tempo todo. Tem que abrir todos os comércios, industrias, prestação de serviços, tem que abrir TODOS! precisamos trabalhar!! TRABALHAR! TRABALHAR! TRABALHAR. é isso pre precisamos.
Július
02/11/2020 10:44Estão gastando 39 centavos de internet pra comentar no PH, pensam que meu dinheiro da em árvore.
Cidadã
02/11/2020 10:44Tão óbvio que isso viria ocorrer. Infelizmente a população com sua imensa hipocrisia (não generalizo), estava só esperando liberar bares e afins para ir a esses estabelecimentos e lotá-los como se não houvesse amanhã. As aglomerações existem, e o mais prejudicado com tudo é o comercio. Tão injusto isso, afinal as maiores aglomerações ocorrem em filas de bancos, lotéricas e agora nos bares e o restante de lojas e comércios não tem tal tumulto. É preciso que o ser humano aja mais e fale de menos.
Paula
02/11/2020 10:44Não é hora pra guerra política, muito menos pra disputas de coronéis, estamos falando sobre vidas!
Will
02/11/2020 10:44tem uma pessoa trabalhando na Minas Mais com sintomas de Covid, essa pessoa trabalha em um ambiente onde a maioria já está confirmada
Chris
02/11/2020 10:44ah Sacome né
Drew Rock
02/11/2020 10:44não fui eu
isquerdalhéupensador
02/11/2020 10:44:v:fecha tudooooo!!!!!tô nem aí pra economia, melhor morrer de fome que morrer de covid, pelo menos morro respirando. :wink:
Ton
02/11/2020 10:44Pode colocar essa onda vermelha na conta do prefeito entrou na justiça para voltar o comercio para fazer media para sua reeleição e agora José ?
Julio
02/11/2020 10:44Esse corona só assusta quando ronda alguém conhecido ou a pessoa!
Kkkkkklk
02/11/2020 10:44"PRESSIONAR A PRODUÇÃO DE VACINAS E MEDICAMENTOS !!!" Quem ver falando assim até parece o rei mundo! Tinha que ser de Padiminas! O tristeza! Kkkkkkkk
Sincero???????
02/11/2020 10:44Se demora esse tempo todo pra aparecer os sintomas e nao apareceu os casos aumentando, entao da onde vc tirou que ta aumentando? da sua cabeça? ta adivinhando? vc vem do futuro? Como que fala de uma coisa que ainda nao aconteceu? Se os numeros dispararem, ai vem aqui mandar fechar o comercio...ate la, fica entocado dentro de casa ai e deixa em paz quem nao vai ficar dentro de casa ate ano que vem ou qdo a vacina surgir! A vida nao para nao...a nao ser a sua...essa parece que ta boa ai dentro de casa recebendo o auxilio e feliz por isso! Ganhando pra ficar atoa ne?
Resposta pro sincero!
02/11/2020 10:44Volta pra escola e aprende a contar. O comercio voltou pro dia dos pais...dia 8 de agosto. Depois abriu definitivamente dia 14 de agosto. Hoje completa 20 dias com o comercio aberto e nada dos números aumentarem. Ta com medo, ta com a vida ganha? o auxilio do governo de 600 reais paga suas contas? Então fica em casa. Isso ai nao paga nem meu aluguel. Deixa quem tem coragem de viver e nao fica dentro de casa esperando uma vacina ou comida cair do céu! Vida que continua!
WILLIAN
02/11/2020 10:44AGORA VAI FICAR NESSA ??? TEM QUE PRESSIONAR A PRODUÇÃO DE VACINAS E MEDICAMENTOS !!! JÁ ESTÁ VIRANDO UMA POUCA VERGONHA !!! ENQUANTO ISSO A CHINA SE ESBANJA DE RIQUEZA !!! O RESTO DO MUNDO? FIQUEM EM CASA E MORRAM DE FOME! PELO AMOR DE DEUS!!!!! HIPOCRISIA!!!
LOJA DE CALÇADOS DA BAHIA
02/11/2020 10:44Para de tentar espalhar informações mentirosas falsas. Seu fak News. É mentira não tem nada de tirar DINHEIRO do COVID e usar no asfalto . Para de mentir seu invejoso eleitor do Falcão sem pena
è so voce nao ir la!
02/11/2020 10:44Ta achando ruim ? É so nao ir nesses locais ...fica em casa ate a vacina sair! O comercio voltou a abrir, o povo saiu de casa...ta trabalhando, se divertindo e nada do monstro da covid matar metade da cidade como tinha gente falando! Nada de 300 casos por dia! Nada de morrer 20 pessoas por dia! Se quer ficar em casa , fica! Deixa quem quer trabalhar e viver a vida normal tomando os cuidados necessarios! A vida nao para pq morreu 43 pessoas numa cidade de 150 mil nao! Isso é burrice!
regredir pra que?
02/11/2020 10:44Regredir pra que se os numeros continuam os mesmos? Compara o numero de casos diarios de quando o comercio tava fechado e os de hoje...vai ver que nada mudou! Para de repetir tudo que o povo falar por ai sem conhecimento nenhum....nada mudou! Vida que segue!
Tonia
02/11/2020 10:44Tudo culpa do Chris!
lindo
02/11/2020 10:44:clap: :clap:bora fecha tudo e ficar em casa, e não se preocupe com comida porque vai cair do céu! :clap:
Sincero
02/11/2020 10:44Subiu onde? Larga mão de ser burro seu gado, tem nem 10 dias que o comércio voltou, essa merda de demora um tempo para aparecer os primeiros sintomas, antes de querer cornetar alguém aprenda mais sobre o que está havendo.
Marreco
02/11/2020 10:44Vamos eliminar de vez esse esse prefeito José eutaquio NN fez nada pra cidade,agora está pegando os 5 Milhoes dos 8 milhões q veio pra tratamento do covid 19 pra colocar essa lama de asfalto na cidade ,resumindo isso pra mim e compra de voto abre os olhos povo de patos
Rochelle
02/11/2020 10:44eu nao preciso disso meu marido tem 2 empregos
Subiu onde ? Cadê ? Me mostra os números.
02/11/2020 10:44Onde que subiram os números ? Me mostra aí ...os números continuaram os mesmos de quando o comércio estava fechado . 30...40 casos por dia . Ontem mesmo foi um dia muito menos que isso e o comércio tá aberto .
Povo não sabe o que fazer .
02/11/2020 10:44Não entendo o motivo do povo querer que patos volte pra onda vermelha .... o número de casos se manteve a mesma coisa de quando o comércio estava fechado ! Aí vem gente falar que demora 15 dias pra começar a aumentar os casos ...pois é ...já chegamos nós 15 dias após abertura do comércio e nada dos casos aumentarem ...se mantém na mesma até hoje ! O comércio abriu no dia dos pais , dia 8 de agosto e depois definitivamente no dia 14 de agosto ....já se foram os 15 dias e nada do aumento de casos e nada de disparar o número de mortes ....qual a desculpa agora pra fechar o comércio ? Pq os senhores querem ficar dentro de casa ou querem atrapalhar a vida de quem quer trabalhar e viver uma vida pelo menos perto do normal ?
goiano
02/11/2020 10:44tem que ser muito burro pra votar numa... dessa, o cara não consegue administrar os bens da familia, vai conseguir administrar o estado de minas gerais?
Esclarecedor
02/11/2020 10:44Uberlândia não aderiu ao Minas Consciente por isso está udo aberto la
uai
02/11/2020 10:44só discordo das academias porque elas estão tomando cuidados, o comércio também não deve fechar, deveria era aumentar ainda mais o horário que diminui aglomeração