A música de Luiz Salgado evoca o folclore, as festas populares, a religiosidade. ( Foto: Ilustração )
Luiz Salgado volta a se apresentar em Patos de Minas neste mês de julho. O artista patense radicado em Araguari traz à terra natal o show Sina de Cantadô, e desta vez vem acompanhado pelos músicos Xande Tannus (violão e baixo) e Jack Will (bateria e percussão).

O show é viabilizado pelo Projeto Música Minas, Fórum da Música de Minas e Governo de Minas, com o apoio da Rádio Inconfidência, da Rede Minas e, em Patos, do Coletivo Peleja. Sina de Cantadô percorrerá 3 cidades mineiras: a capital Belo Horizonte (11/07), Resende Costa (12/07) e Patos de Minas no dia 19.

A música de Luiz Salgado evoca o folclore, as festas populares, a religiosidade. Outra presença marcante nas suas letras é a preocupação com a preservação da fauna e da flora (especialmente o cerrado).

“... procura revelar a alma simples do povo ao tocar e cantar suas modas. Para tanto, costura seus estandartes com elementos simples e ao mesmo tempo relevantes, característica que se soma à irreverência pessoal, ao bom humor e a profícua capacidade de recolher e contar causos. Com acordes, ponteados e versos que ilustram poeticamente as belezas do cerrado, as criações de Salgado revelam um artista popular que tem atitudes protagonistas, um militante que se utiliza da palavra como uma ferramenta e um brado de resistência e de combate — como é, por sinal, bravo e obstinado o próprio meio que ele retrata.” (Marcelino Lima, jornalista, para o blog da Rádio UOL)

Luiz Salgado tem lançados os cds Trem Bão, Sina de Cantadô, Navegantes (dedicado ao público infantil) e 2 Mares (em parceria com Katya Teixeira), além do dvd Noite e Viola.

A apresentação em Patos de Minas acontece no Teatro Municipal Leão de Formosa, dia 19/07, sábado, às 20h.

Autora : Viviana Lara