Às vezes na correria do dia a dia, entre um afazer e outro, acaba que nós nem prestamos atenção nas riquezas oferecidas por Patos de Minas. Nos detalhes de cada rua, cada prédio, cada casa e cada manifestação cultural. Não é novidade para ninguém que a capital do milho é extremamente rica culturalmente, mas você já se perguntou qual a história por trás de cada canto? Pensando nisso, a Prefeitura Municipal elaborou um livro com a lista de vários patrimônios materiais e imateriais presentes na nossa cidade.

A obra foi produzida pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer por meio da Diretoria de Igualdade Racial, Memória e Patrimônio Cultural. Ao todo, são 29 bens contemplados no livro, 23 materiais como a Casa de Olegário Maciel, a Avenida Getúlio Vargas e a Catedral de Santo Antônio de Pádua e seis manifestações imateriais como Folia de Reis, Congadas e Capoeira.

Exposto de forma bastante viva, nas fotos de Lívio Soares, o livro traz consigo uma carga enorme de emoção e de histórias contadas que irão servir para pesquisas futuras ou para uma simples admiração e contemplação das belezas patenses. De acordo com os responsáveis, neste primeiro momento, o livro atenderá principalmente as instituições de ensino. Exemplares estão sendo distribuídos para todas as escolas públicas e privadas do município, faculdades e bibliotecas.

O Secretário de Cultura, Ivan Rosa parabenizou a produção do livro e disse que Patos de Minas merece ser lembrada por essas riquezas e muito mais. “Nossa cidade é um celeiro cultural que escreve diuturnamente histórias e legados de um povo que eleva suas raízes e realiza cultura como marcas em suas vidas”. O prefeito Luís Eduardo Falcão ressaltou a importância de se valorizar o patrimônio cultural. “O Patrimônio Cultural corresponde à herança de um povo, sua valorização contribui para a preservação de sua memória e da sua cultura, conferindo-lhe identidade e distinção.

Quem desejar saber mais a respeito do livro também poderá encontra-lo à disposição na Biblioteca João XXlll.