Você sabia que em Patos de Minas existe um museu da medicina? Nossa reportagem foi até a sede da Associação Médica e conversou com Dr. Giovanni Roncalli, com a Dra. Nara Vieira e com o museólogo João Otávio. Embora seja de grande importância para a população, o museu da medicina ficou fechado por dois anos. O lançamento de um livro, que contará histórias sobre a medicina, marcará a abertura para o público neste próximo dia 21 de dezembro. O livro foi confeccionado por meio da lei de incentivo à cultura do Governo Federal.

A vivência profissional como médico e a consciência da necessidade de preservação da memória histórica motivaram o pneumologista Giovanni Roncalli Caixeta Ribeiro a criar o Museu da Medicina no município de Patos de Minas. A inauguração ocorreu em 13 de agosto de 2010, por ocasião do VII Congresso Mineiro de História da Medicina. “A iniciativa, além de lançar mais luz sobre o pioneirismo dos primeiros médicos da cidade, serviu para nos mostrar a importância da medicina no fortalecimento da sociedade patense”, disse ele.

Segundo a Dra. Nara, o museu possui peças extremamente valiosas para a medicina. Segundo ela, são peças antigas de uma mão de obra onde a tecnologia não era tão presente. Há uma fotografia de um médico da Bahia que se auto operou quando foi acometido por uma apendicite. “Existem apenas três médicos no mundo que realizaram este tipo de procedimento e um foi aqui em Patos de Minas”. As peças são de materiais que iriam ser descartados também. “Há alguns anos, durante as reformas dos hospitais da cidade, materiais que seriam descartados foram coletados para dar início ao acervo do Museu, que hoje foi enriquecido com a doação de inúmeras pessoas que fazem parte dessa História”.

Quem ajudou também no projeto foi o museólogo João Otávio. Segundo ele, são quase três mil peças que foram catalogadas e estão expostas no bloco M do Centro Universitário de Patos de Minas. O livro que será lançado no dia 21 de dezembro também ficará exposto no museu, além de ser entregue em faculdades e outros locais de pesquisa. Ele foi confeccionado através da lei de incentivo à cultura do Governo Federal.