O Programa Municipal de Combate à Dengue (PMCD) realizou o primeiro LIRAa de 2023, que apontou alto risco de infestação predial por Aedes aegypti em Patos de Minas (índice 5,7). Esse resultado é maior em relação ao último levantamento de 2022, realizado no início de novembro, o qual indicou médio risco de infestação (índice 1,5), sendo superior também ao índice de janeiro do ano passado (3,0). Os dados atuais foram coletados de 10 a 12 de janeiro em todos os bairros da cidade, totalizando 4.019 imóveis visitados.

Foram encontradas larvas do mosquito na maioria dos bairros, mas com maior quantidade no Sobradinho, Brasil, Brasília, Distrito Industrial III, Nossa Senhora Aparecida, Santa Terezinha, Santo Antônio, São José Operário, Várzea e Lagoa Grande. Como principais criadouros (recipientes que acumulam água e colaboram para a proliferação das larvas) estavam depósitos a nível do solo, latas, pratos embaixo de vasos de planta, bebedouro de animais, garrafas, lixo doméstico e de construção.

Diante do resultado do LIRAa, o PMCD já vem intensificando suas ações, por exemplo com os mutirões de recolhimento de materiais inservíveis que podem acumular água. Entretanto é importante destacar que toda a comunidade deve colaborar para que a prevenção e o combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela seja eficaz.

As visitas domiciliares também continuam sendo muito importantes. A população deve abrir as portas dos seus imóveis para os agentes de combate a endemias. Eles tanto realizam o tratamento com larvicida (quando necessário) quanto informam e mobilizam os moradores para atuar conjuntamente com o poder público.

Todos os servidores do PMCD trabalham devidamente uniformizados. Em caso de dúvidas, orienta-se que o morador pergunte o nome e a matrícula do agente e peça para ele aguardar do lado de fora do imóvel até que se faça contato pelo telefone 3822-9755 e certifique a informação. Esse telefone também é WhatsApp.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas