Funcionários da Prefeitura de Patos de Minas iniciaram a semana trabalhando na construção de uma rede submersa na praça localizada entre a rua Olegário Maciel e a avenida Padre Almir. A obra é realizada de forma emergencial para religar a energia elétrica e retomar o funcionamento do poço artesiano que existe no local.

O poço deixou de funcionar depois que os ladrões foram até a praça e furtaram toda a fiação do sistema elétrico. Eles arrombaram as portas, invadiram a casa de máquinas e só não levaram as bombas. Não satisfeitos, eles voltaram ao local e furtaram também o medidor de energia. Sem eletricidade, a bomba que retira a água do poço e que abastece os caminhões-pipa deixou de funcionar. O trabalho de limpeza de ruas e praças da cidade está prejudicado.

O prejuízo para o município é incalculável, uma vez que este não é o único espaço alvo dos ladrões de fios. A Lagoa Grande já teve a sua fiação furtada e ficou no escuro e, segundo funcionários da Prefeitura, pelo menos 10 praças públicas da cidade já tiveram o sistema elétrico danificado pelos furtos de fios e cabos.

Com a construção da rede elétrica subterrânea, a Prefeitura espera dificultar a ação dos ladrões de fios, pelo menos neste local. Entretanto, se nenhuma medida for tomada contra os ladrões e, principalmente, contra os receptadores dos fios de cobre, os prejuízos vão continuar acontecendo para o poder público e também para a população.