A Justiça Eleitoral cassou os diplomas do prefeito de Cruzeiro da Fortaleza/MG, Agnaldo Ferreira da Silva (AVANTE), e seu vice, Romildo Silvestre da Silva (AVANTE). Eles teriam oferecido dinheiro e vantagens a servidores públicos três dias antes das eleições. A reunião foi gravada por um dos servidores e levada até a Polícia Civil. Além de perder os cargos, eles foram multados em 25 mil UFIRs. A sentença é de 1ª Instância.
De acordo com a acusação, no dia 12 de novembro de 2020, três dias antes das Eleições Municipais, ocorreu uma reunião nas dependências da Prefeitura Municipal de Cruzeiro da Fortaleza/MG da qual participaram Agnaldo Ferreira da Silva, Prefeito e à época candidato à reeleição, Cássio Hebert Caixeta, Secretário Municipal de Administração e os servidores públicos municipais Anderson Rodrigo Zonta, Grasiela Do Rosário Santos Alexandre e Valderi Salvino.
Durante a reunião, o Prefeito Municipal pediu aos servidores públicos municipais que nele votassem sob pena de demissão. Além disso, prometeu-lhes a prorrogação dos respectivos contratos caso vencesse as eleições, bem como entregou-lhes dinheiro para que nele votassem. Todo o conteúdo desse encontro foi registrado em gravação ambiental e transcrito na ata notarial juntada aos autos. Nessa mesma reunião, o Prefeito Municipal entregou a quantia de R$100,00 ao Anderson Rodrigo Zonta e ao Valderi Salvino.
Considerando a gravidade dos fatos, em 14 de novembro de 2020, o senhor Anderson Rodrigo Zonta compareceu à delegacia de Polícia Civil de Plantão em Patrocínio/MG, acompanhado pelo advogado Lucas Ribeiro dos Santos, oportunidade na qual relatou o ocorrido e apresentou à autoridade policial as duas cédulas de R$50,00 que lhe foram entregues pelo Prefeito em seu gabinete.
O prefeito e vice se defenderam informando que a prova de gravação era ilícita e a situação teria sido forjada. No entanto, o juiz Marcos Bartolomeu de Oliveira da da 211ª ZE/MG, deu razão à acusação e determinou a cassação dos diplomas do Prefeito de Cruzeiro da Fortaleza/MG, Agnaldo Ferreira da Silva e do Vice-Prefeito, Romildo Silvestre da Silva por conta da prática de captação ilícita de voto. Também foram multados em 25 mil UFIRs. Declarou ainda a inelegibilidade dos políticos por 08 anos subsequentes à eleição de 2020.
Deverão ser convocadas novas eleições. No entanto, da sentença , ainda cabe recurso.
AJP
26/08/2021 08:32Não vai acontecer nada. Cabe recurso da decisão. Até julgarem todos os recursos possíveis o mandato deles já acabou.
Uai como é que fala
25/08/2021 21:45Depois que colocaram o Lula como candidato... não espero nada mais dessa política... tá tudo muito sujo, ladrão como candidato...
Ex-tesoureiro do PT
27/08/2021 18:41Tem de candidatar mesmo, tem que gastar o dinheiro roubado da Petrobras, BNDES que estão escondidos nos los hermanos, Venezuela, Bolívia, Cuba, Angola, Guiné dentre outros!
Eleitor
25/08/2021 19:29Infelizmente há males que vem para o bem! Que sirva de lição para os que o elegeram, que política é uma coisa séria, são eleitos para representar o povo e suprir os anseios da população, e não pela troca de favores, o que infelizmente acontece em Cruzeiro da Fortaleza, promessas de cargos para apoiadores que nem competência têm, um concurso onde por "coincidência" cartas marcadas foram os primeiros colocados, voto de cabresto e etc. Parabéns aos que não se submeteram à corrução da venda de votos. Espero que não tenham memória curta nas próximas eleições e nem dêem seu voto aos que apoiaram prefeito corrupto!!!!!
E viva a justiça!
25/08/2021 17:02Nossa foi um política tão feia, cheia de insultos e palavrões que vinham de todos os lados. Usavam os instrumentos que podiam . A moral e a ética passou longe.
Decepcionado
25/08/2021 16:32Gravação ilícita... não tem validade legal mas tem valor moral e ético. Legalmente é assim que instrumentaliza a impunidade no Brasil!
Brasil!!
25/08/2021 15:52Infelizmente isso é mais comum do que parece, principalmente nessas cidades currutelas, onde a maioria ganha por compra de votos, por isso essa Cultura de atraso nunca muda, e atrapalha aqueles honestos que realmente tem boas intenções, esse tipo de gente que não tem argumentos e projetos coerentes, que ganha por serem canalhas, são essas pessoas que atrasa o desenvolvimento dessas currutelas, mais o povo tem os políticos que merecem.