Os quatro acusados de atraírem e tentarem matar Matheus Gomes Damião foram levados a julgamento nesta segunda-feira (20) no Tribunal de Júri da Comarca de Patos de Minas. Luiz Carlos de Oliveira Rodrigues, Pedro Victor de Souza Silva, Pedro Henrique Martins Silva e Davi Araújo dos Santos Ribeiro foram denunciados pelo Ministério Público por tentativa de homicídio qualificada.

O crime aconteceu na madrugada do dia 06 de março do ano passado. Segundo a denúncia do Ministério Público, Pedro Victor arquitetou com os outros três denunciados para atraírem Matheus para a Orla da Lagoinha para ceifarem sua vida. O motivo seria uma dívida de R$ 20,00. Pedro Victor teria inclusive postado ameaças contra Matheus em uma rede social para que ele o pagasse.

Por volta de meia noite e meia, Luiz Carlos enviou uma mensagem para que Matheus fosse até a Orla da Lagoinha. “Ou cola ak na lagoinha mano smdd”, enviou. Matheus atendeu ao chamado e foi até o local. Ele estacionou sua moto ao lado da moto em que estavam Pedro Victor e Davi. Assim que chegou, Pedro Victor cobrou sobre a dívida. Nesse instante, Luíz Carlos chegou por trás e começou a atirar.

Foram pelo menos seis disparos. Matheus se fingiu de morto e esperou que os quatro denunciados saíssem do local. Mesmo ferido, ele conseguiu montar em sua moto e ir embora. Em casa, familiares acionaram o Samu. Matheus foi socorrido com ferimentos na mão, nas pernas e no abdomem, sendo encaminhado para o Hospital Regional.

A Polícia Militar foi acionada e, após conversar com Matheus, prendeu três dos quatro acusados de participarem do crime. Um deles continua preso aguardando o julgamento que aconteceu nesta segunda-feira (20). Apenas três réus compareceram ao julgamento. Pedro Vitor preferiu não comparecer.

Rafaela Araújo, advogada de defesa de Davi Araújo dos Santos Ribeiro, disse que o seu cliente não tem qualquer envolvimento com o crime. Segundo ela, Davi estava no local e prestou todos os esclarecimentos, contribuindo inclusive com as investigações, mas não participou da tentativa de homicídio.

Davi foi absolvido. Pedro Henrique também se livrou da acusação. Já Luiz Carlos, que teria sido o autor dos disparos, foi condenado a 7 anos de prisão. A pena maior foi para Pedro Victor, que teria sido o mentor do homicídio tentado. Ele foi condenado a 9 anos e 6 meses de prisão em regime fechado.