Um jovem de 20 anos fez uma grave denúncia nesta sexta-feira (29) em Patos de Minas. Helber José Pinheiro disse que foi agredido por policiais militares quando estava com pneu de moto furado. O jovem contou que chegou a desmaiar com as agressões em forma de chutes e enforcamento. Segundo ele, achou que ia morrer. “Caguei e mijei nas calças”, disse.

O fato aconteceu na terça-feira (26), por volta das 22h30, na Avenida Afonso Queiroz, Bairro Sebastião Amorim. Segundo Helber, a moto furou o pneu e ele parou em um posto de combustíveis. A intenção dele era deixar o veículo no local, porque estava sem condições de fazer o reparo, já que era a segunda vez no dia que o pneu furava.

Após um momento, os policiais chegaram e lhe abordaram. Helber relatou que não tinha CNH e, por isso, os militares falaram que iriam multá-lo. O jovem relatou que se mostrou contra porque a moto estava parada no posto. “Eu não xinguei, não os agredi. Só falei dos meus direitos. Sabia que eles não podiam me multar”, contou.

Segundo ele, nesse momento, os policiais disseram que ele não podia deixar a moto no posto de combustíveis e o mandaram ir embora. “Eles não deixaram que a moto ficasse no posto”, contou. Então, ele começou a empurrar a moto pela avenida e os policiais teriam ido atrás. Ele então ligou para a mãe dele e pediu para gravar.

Nessa hora, segundo Helber, começaram as agressões. De acordo com ele, sofreu “bicudas” e enforcamento. “Cheguei a bater na mão dele para ele me soltar porque estava perdendo o fôlego. Aí eu desmaiei”, disse. Segundo ele, foram vários minutos de agressões. “Por dentro estou sentindo muitas dores e minha língua está toda machucada. Estou tomando só caldo”, contou.

A mãe do jovem, Vera Lúcia Trigueiro, disse que o filho chegou a urinar e a evacuar nas calças. “Tivemos que jogar as roupas fora”, contou. Após o fato, os policiais levaram o jovem para a UPA onde foi atendido com relato de dor abdominal e dor torácica com piora durante respiração. Após isso, ele foi preso e levado para a delegacia. Ele foi liberado ainda de madrugada. “O delegado nem me ouviu”, contou.

Vera Lúcia disse que precisou levar o filho até a UPA outras duas vezes, na quarta-feira (27) e na quinta-feira (28), relatando que Helber estava com mialgia, dor torácica e abdominal. Um amigo de Helber teria presenciado toda a cena. Ele contou que, primeiro, Helber foi derrubado, depois enforcado e um policial lhe chutou na barriga quando ele estava caído. Segundo o relato do colega de Helber, o policial chegou a sentir o pé.

Nesta sexta-feira (29), o jovem fez uma denúncia formal na Corregedoria da Polícia Militar na 10ª RPM e foi encaminhado para o Instituto Médico Legal para ser feito o exame de corpo delito. Os familiares cobraram justiça. Helber reiterou que não fez nada com os policiais. “Sou motoboy à noite e servente de pedreiro”, contou.

A família procurou o posto de combustíveis e os proprietários cederam as imagens da câmera que grava ao longe a ação, com pouca nitidez. Não é possível constatar ao certo como tudo aconteceu. Em determinado momento, é possível ver que há uma movimentação e uma pessoa continua caída ao solo. Outra pessoa também se aproxima do local. Em um segundo vídeo, é possível ouvir o jovem pedindo desculpas. Um terceiro vídeo mostra um motorista registrando a ação e dizendo que os policiais estariam agredindo o jovem.

O Patos Hoje entrou em contato com o Comando da Polícia Militar em Patos de Minas e, de acordo com o Major Sócrates, a reclamação foi recebida nesta sexta-feira (29) e o fato vai ser apurado.