O pecuarista José Ribeiro de Carvalho receberá no dia 08 de julho, às 20h, a Medalha de Mérito Rural. A solenidade será no espaço de eventos Ilustríssimo, em Belo Horizonte. Serão agraciadas personalidades nas seguintes categorias: Grande Medalha, Político, Técnico-Científica, Comunicação/Imprensa, Sindicatos Rurais (5 entidades) e Produtores Rurais (10 indicados). As homenagens são em comemoração ao Dia do Produtor Rural Mineiro. Para ele, a homenagem é motivo de grande satisfação pelo reconhecimento ao trabalho feito.

Natural de Jequeri-MG, José Ribeiro é filho de Antônio de Assis Carvalho e de Maria Conceição Ribeiro. Casado com Amélia Nasser de Carvalho, tem três filhos e oito netos. Formou-se em Agronomia na Escola Superior de Agricultura Universidade Rural do Estado de Minas Gerais em Viçosa, no ano de 1958. Em 1959 foi Delegado Regional da CAMIG – Cia. Agrícola de Minas Gerais S/A.

Exerceu as atividades de Gerente de Produção e Gerente Regional de Vendas de 1960 a 1975 na Sementes Agroceres, pioneira no plantio de sementes de milho híbrido no Brasil. Foi Presidente do Comitê Municipal de Desenvolvimento Rural e da Comissão de Grãos da FAEMG (Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais).

Foi ainda: fundador e sócio das empresas Sementes Ribeiral, Sapes – Sociedade Agropecuária Santana, Sabol – Sociedade Agropecuária Bolívia e Cereais Patureba, que atualmente é Terrena Agronegócios. Já foi agraciado com os títulos: empresário do ano, no Governo Rondon Pacheco, personalidade no setor agropecuário de Minas Gerais e Mérito Agropecuário da Coopervap - Cooperativa Agropecuária do vale de Paracatu, em 1990. Recebeu a Comenda Antônio Secundino de São José em 1992 – Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas. Foi presidente do Sindicato dos Produtores Rurais por doze anos. É ainda, o presidente do Conselho Curador da Fundação Casa da Cultura do Milho, em Patos de Minas.

Atualmente, José Ribeiro de Carvalho atua como pecuarista, produtor de milho e feijão, na fazenda Barreirão, em Lagoa Grande e também como Presidente do Conselho Deliberativo da Terrena Agronegócios.