A obra foi escrita pelo jornalista patense Diogo Rodrigues, recém-graduado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).
A história da rivalidade entre Mamoré e URT, os dois clubes profissionais originários de Patos de Minas, está sendo contada no livro-reportagem: Mamoré x URT - A Maior Rivalidade do Interior Mineiro. A obra foi escrita pelo jornalista patense Diogo Rodrigues, recém-graduado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Após ser produzido, o projeto acaba de iniciar sua etapa derradeira: a captação de recursos financeiros para a publicação.

A obra faz um resgate histórico do clássico desde 1956, quando os times ainda eram amadores, até 2013, ano em que o Sapo e o Trovão Azul disputaram o Módulo II do Campeonato Mineiro. Em 200 páginas coloridas, traz fatos narrados através de relatos de pessoas que vivenciaram de perto a rivalidade, além de seções com as fichas técnicas de todas as partidas, lista com os atletas que mais jogaram, os artilheiros, dentre outros dados e estatísticas colhidos em acervos que guardam um pouco da memória dos clubes.

O livro conta com 11 capítulos principais (Introdução; A cidade de Patos de Minas; O Esporte Clube Mamoré; A União Recreativa dos Trabalhadores; A era amadora; 1991 a 1993 – O início do profissionalismo; 1995 e 1996 – Mamoré campeão do interior; 1998 – A volta do Trovão Azul à elite; 2001 e 2002 – Caminhos distintos; 2003 a 2005 – Lutas contra o rebaixamento e redenção da URT; e 2010 a 2013 – Novo estádio, nova era), além de quatro capítulos especiais (A Seleção do clássico; Hinos; Marchinhas e Fichas Técnicas) e seções contendo números, dados e estatísticas sobre os confrontos da era profissional do clássico.

Com a produção pronta, o jornalista e escritor Diogo Rodrigues inicia agora a captação de recursos para a impressão do livro. A forma encontrada pelo autor para tentar o apoio para a publicação do livro foi o crowdfunding (financiamento colaborativo). A ideia é simples: consiste em várias pessoas doando um pouco de dinheiro até que se chegue ao total solicitado.

Funciona da seguinte maneira: acessando na página do projeto ( www.catarse.me/mamoreurt ) é possível contribuir com qualquer valor a partir de R$20. Em contrapartida, para cada quantia doada há uma recompensa correspondente, que varia entre uma versão do livro em PDF, versões da obra escrita e publicidades de página inteira no livro. Elas podem ser visualizadas detalhadamente no site citado.