O jornal Folha de São Paulo publicou nesta sexta-feira (02) uma reportagem informando que dezenas de pessoas foram vacinadas com doses da Astrazeneca vencidas em Patos de Minas. Além do número de vacinados, a notícia também mostra o lote das doses, os pontos de vacinação e a data de validade. Foram aplicadas fora da validade cerca de 26 mil doses em todo o Brasil.

Conforme a reportagem, na Unidade da Saúde da Família do Bairro Alvorada, 69 pessoas receberam vacinas vencidas, sendo 62 pessoas do lote 4120Z001 com vencimento no dia 29 de março e 7 pessoas do lote 4120Z005 com vencimento no dia 14 de abril.

No Bairro Várzea, foram 21 pessoas com o lote 4120Z001 vencido no dia 29 de março e 1 pessoa do lote 4120Z005 vencido no dia 14 de abril. Uma pessoa também foi vacinada com o lote 4120Z005 válido até o dia 14 de abril em um hospital particular. De acordo com a notícia, 70% das doses ministradas no país após a validade são deste último lote.

De acordo com o SUS, as pessoas que tenham recebido vacina da AstraZeneca após a data de vencimento, deve procurar um posto de saúde com sua carteira de vacinação para registro do erro vacinal e para receber orientações.

Além disso, de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, quem tomou o imunizante vencido precisa se revacinar pelo menos 28 dias depois de ter recebido a dose administrada equivocadamente. Na prática, é como se a pessoa não tivesse se vacinado.

Os dados referem-se às aplicações até 29 de junho. As vacinas foram aplicadas fora do prazo de validade em 1532 municípios brasileiros. O Patos Hoje entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Patos de Minas e recebeu o seguinte posicionamento: "o município tomou ciência apenas a partir dessa notícia, não sendo comunicado oficialmente a esse respeito. A Epidemiologia está fazendo contato com os órgãos competentes para buscar mais informações."