Há tempos que os celulares deixaram de ser um dispositivo desenhado “apenas” para fazer ligações. Os smartphones se tornaram aparelhos completos capazes de tirar fotos, gravar vídeos, enviar mensagens, pagar contas, reproduzir música e, especialmente, jogar jogos eletrônicos, exatamente como um console de videogame.

A versatilidade desses aparelhos fez com que eles se tornassem indispensáveis nas tarefas cotidianas e também se convertessem em uma plataforma ideal para os fãs de games, alcançando até os títulos de realidade aumentada.

O mercado de jogos mobile é um dos maiores do mundo. O celular ultrapassou os consoles e computadores e se tornou a plataforma mais utilizada pelos gamers, dado revelado pela Pesquisa Game Brasil, que mostrou que 48% dos entrevistados utilizam seus dispositivos móveis para jogar. Outro número que demonstra esse crescimento é o lucro gerado pelos jogos de celular que, em 2021, alcançou a marca de R$ 490,49 bilhões, segundo o relatório da Newzoo.

A pergunta que fica é: quais são os gêneros que movem essa indústria? A seguir, listamos os principais. Confira:

O poder da mente

Os jogos da categoria Puzzle são os favoritos do público. Esses títulos são desenhados para fazer os entusiastas “quebrarem” a cabeça para solucionar desafios e vencer os níveis. Dentre os destaques está o Candy Crush, que conta com uma história de 10 anos, mantendo uma base fiel de jogadores e mais de 10.00 fases.

Estendendo as fronteiras dos games mentais, chegamos a dois clássicos que ganharam versões digitais e repetem no online o sucesso do mundo real. Começando pelo xadrez, o mais tradicional jogo de tabuleiro foi rapidamente adaptado ao ambiente digital e, diversos sites especializados , como o Chess.com, disponibilizam vários modos de jogo, como partidas simples e campeonatos completos. O poker, que também é um esporte mental, saiu das mesas dos cassinos e ganhou a Internet. Na web, o jogo de cartas é oferecido por plataformas especializadas, como a PokerStars, e além da vertente mais tradicional, a Texas Hold’em, também estão presentes Five Card Draw, Omaha e Seven Card Stud.

Só um pode ganhar

Um gênero que conquistou o coração dos jogadores é o Battle Royale. Nessa modalidade estão presentes elementos de exploração, captação de recursos, criação de armas e armaduras, além de confrontos contra outros jogadores, tudo de forma online. A adrenalina gerada por esses jogos faz com que os títulos dessa categoria estejam constantemente entre os mais baixados.

O destaque fica por conta do Garena Free Fire, que alcançou a impressionante marca de 800 milhões de instalações em 2021. O título desenvolvido pela 111dots Studio é um sucesso e um de seus pontos fortes é que ele só pode ser jogado em smartphones.

Correndo sem parar

Os jogos de corrida infinita também fazem a cabeça dos jogadores que utilizam os celulares como console. Esses títulos trazem um cenário, como dito anteriormente infinito, que vai mudando conforme o usuário avança. No caminho vão aparecendo obstáculos, moedas, potencializados e, à medida que o tempo passa, mais difícil a corrida fica.

Nessa categoria, o grande destaque é o Subway Surfers. Lançado em 2012, pela Killo e SYBO Games, o jogador controla um personagem que foge do segurança pelos trilhos do trem de uma estação ferroviária. No caminho estão os trens que vêm em sentido contrário, algumas locomotivas paradas e barreiras de segurança. Foi o primeiro título a romper a marca de 1 bilhão de instalações, recorde alcançado em 2018.

Nessa categoria também estão presentes alguns clássicos dos videogames. É o caso do Crash Bandicoot: On the Run, o tradicional jogo do PlayStation, desenvolvido pela Naughty Dog, que agora desfila pelas telas dos dispositivos móveis. Quem também embarcou nessa foi o Sonic, o simpático ouriço azul, que já ganhou até filme e também está nas lojas de aplicativos com o título Sonic Dash 2: Sonic Boom.

Os videogames ganharam um novo território: o celular. Essa plataforma aproximou novos jogadores e abriu um diferente mercado a ser explorado. Agora, como já vimos acima, é possível se divertir onde e quando quiser.