Produtores rurais no evento do ano passado. (Foto: divulgação)

A quarta edição do workshop da Cemil já está programado e traz novidades para a população. O evento, que todos os anos reúne os maiores produtores de leite de Patos de Minas e toda a região vai acontecer no próximo dia 20 ( terça-feira) e abordará aspectos importantes da gestão do leite. A intenção é levar conhecimento para os associados para que eles possam aumentar a produção e ainda aprimorar a qualidade do seu produto.

O workshop é promovido pela Cemil em parceria com as cooperativas afiliadas Coopatos, Coopervap, Coopa e Comadi. Com a abordagem de vários temas, o encontro vai beneficiar tanto produtores, como técnicos extensionistas e colaboradores de toda a região. Aspectos gestores e certificadores da qualidade do leite, recursos e ferramentas de gestão do produto para uma maior lucratividade do produtor são alguns que serão apresentados.

Os organizadores ressaltam que desde que o Departamento de Boas Práticas Agropecuárias- BPA foi implantado na Cemil com o intuito de garantir o alto padrão da matéria-prima, o Workshop passou a representar uma síntese de ideias e de necessidades acerca da qualidade do leite. Para o profissional responsável pelo evento, o médico veterinário Willer Alves, o Workshop se configura como uma oportunidade para a apresentação e para a difusão de conceitos pertinentes para o momento, com vistas a assegurar a qualidade do leite produzido pelo cooperado Cemil e, consequentemente, dos produtos que compõem o mix da cooperativa.

Diferentemente das outras edições, este ano, o evento será direcionado para os profissionais técnicos das cooperativas, os produtores e os pesquisadores, e contará com a presença de estudantes universitários de cursos afins ao do setor do agronegócio. A expectativa, segundo Willer, é atender um público estimado em 400 pessoas. Para participar, os cooperados interessados deverão procurar as cooperativas às quais são filiados (Coopatos, Coopervap, Coopa ou Comadi) para efetivarem a inscrição.

Importante frisar que a participação será gratuita e as vagas limitadas, assim, quanto mais rápido o produtor fizer sua inscrição, maior será a garantia da sua vaga no evento. Para mais informações, os cooperados podem entrar em contato com o médico veterinário pelo telefone (34) 9975-0338.

Confira a programação completa:

08h30 – Abertura

João Bosco Ferreira (Presidente da CEMIL), Cilas Pacheco (Vice-Presidente da CEMIL) e Ayrton Soares de Melo Jr. (Diretor Executivo de Qualidade e Projetos Industriais da CEMIL)

08h50 – 1º palestra: Raio-X da qualidade do leite do grupo CEMIL/Cooperativas afiliadas

Palestrante: Dr. Laerte Dagher Cassoli

10h20 – Milk Break

10h40 – Programa PAS/Leite - SEBRAE

Palestrante: Luiz Ronilson Oliveira Paiva

12h30 – Almoço

13h30 – 3º palestra: Gestão na Propriedade Rural

Palestrante: Prof. Dr. Paulo Fernando Machado

15h30 – Milk Break

15h50 – 4ª palestra: Certificação de Propriedades Leiteiras

Palestrante: Dra. Roberta Züge

18h00 – Confraternização e encerramento do evento

Autor: Farley Júnio

Fonte: Assessoria de Comunicação do IV Workshop