A primavera só começa no mês de setembro no Hemisfério Sul do planeta. Porém, os ipês-rosas têm florescido em vários locais de Patos de Minas neste início de junho. A espécie é um símbolo do Cerrado brasileiro e tem embelezado diversos pontos da cidade.

Uma das árvores que tem chamado a atenção está em nosso principal cartão postal, na Orla da Lagoa Grande. O local, que é diariamente visitado por transeuntes e por amantes de atividade física, agora está ainda mais bonito. As folhas do Ipê-rosa dão um charme a mais na paisagem e encantam a todos que passam por ali. Bastante chamativo, não há quem não registre uma fotografia.

Do outro lado da cidade, no bairro Guanabara, um ipê da mesma espécie está encantando os moradores e quem passa pela rotatória que divide o bairro com o Copacabana. O ipê-rosa está no centro da rotatória e chama muito a atenção pela exuberância e a cor tão viva de sua folhagem.

A Florada do Ipê, que geralmente chega ao auge no mês de julho, tem duração aproximada de 20 dias. Depois disso, as flores começam a cair e formam um tapete colorido debaixo da copa. Depois do Ipê-rosa, tem o início da florada do Ipê Amarelo, que também proporciona um belo espetáculo pelas ruas de Patos de Minas. O ipê-rosa (Handroanthus heptaphyllus) é uma espécie típica da América do Sul. Própria de climas tropicais, a árvore costuma ter sua floração entre os meses de maio e setembro.

Além da beleza, os Ipês têm grande utilidade. O tronco resistente, que pode chegar a até 20 metros de altura, é bastante utilizado na construção civil. A casca, a entrecasca e as folhas tem uso medicinal para o tratamento de amigdalites, estomatites, infecções renais, dermatites, varizes e certas doenças dos olhos.