O Ipê compõe uma bela paisagem com o antigo cadeião e a catedral ao fundo.

Patos de Minas tem o privilégio de possuir inúmeros Ipês Amarelos no perímetro urbano. Nesta época, em meio ao tempo mais seco e quente do ano, as árvores florescem e dão vida nova à cidade. É impossível passar por eles e não perceber a beleza de suas flores. Muitos aproveitam para tirar fotos e colorir também a rede social.

Na avenida Padre Almir, o pé de Ipê transformou a paisagem.  A árvore ainda é pequena, mas o efeito que as flores amarelas causa chama a atenção. Nesse caso, as flores já começaram a cair, formando um tapete colorido no chão e tornando a paisagem ainda mais bela. Sorte de quem passa por ali todos os dias e pode contemplar a beleza do Ipê.

Outro pé de Ipê que vem chamando a atenção é que fica no encontro da avenida Padre Almir com a avenida Paracatu. Esta é maior, mais exuberante e nunca falha no quesito beleza. Todos os anos, nesta mesma época, a árvore floresce e nunca deixa de encantar quem passa por ali. A árvore compõe uma bela paisagem com o antigo cadeião e a catedral ao fundo.

Na rua Silva Guerra, o pé de Ipê tem um espaço quase só dele, mas generoso serve de abrigo para muitas aves. O casal de rolinhas fez morada em meio às flores e passa os dias a namorar. Em outros cantos da cidade, a cena se repete com diferentes espécies.

O Ipê Amarelo é a árvore símbolo do Brasil. É inspiração para poetas e compositores musicais. A árvore mais popular do país é protegida por lei e quando chega esta época, quando a vegetação sofre com a estiagem, ela surge com toda a sua exuberância para embelezar a paisagem.