Prefeitos das cidades que compõem a Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paranaíba se reuniram na manhã desta sexta-feira (29) na sede da entidade em Patos de Minas. Mais investimentos em saúde, a importância da Santa Casa para os moradores da região e o processo de implantação da usina de reciclagem de lixo foram os principais temas debatidos ao longo do encontro.

O prefeito Luís Eduardo Falcão destacou a importância da Santa Casa de Misericórdia para garantir o atendimento dos pacientes da região. Ele falou dos esforços para resolver problemas históricos na saúde em Patos de Minas e disse que as obras de construção do bloco cirúrgico no local estão avançando e que, em breve, a unidade hospitalar já poderá iniciar a realização de cirurgias.

Falcão destacou que a Santa Casa poderá cumprir a função de um hospital municipal na cidade. Ele ressaltou ainda o acordo com o Governo do Estado que vai possibilitar o pagamento de R$ 47 milhões para Patos de Minas de verbas que deixaram de ser repassadas nos últimos anos.


Outro tema tratado durante o encontro foi a criação de um cinturão de segurança envolvendo os municípios da região. Esse projeto é realizado em parceria com a Polícia Militar e consiste na utilização de meios tecnológicos para monitorar as entradas e saídas das cidades. O cinturão de segurança, segundo o prefeito, evitaria principalmente a ação de assaltantes na região.

Durante a reunião, os prefeitos também falaram da instalação de uma usina de reciclagem de lixo em Patos de Minas para atender os municípios da região da AMAPAR. O projeto já foi aprovado pelo Governo Federal, que destinou cerca de 17 milhões para a aquisição dos equipamentos.

Segundo o secretário executivo da AMAPAR, Agno Rosa, o projeto prevê também a contratação de uma empresa alemã para a destinação correta do lixo não reciclável. Esta empresa faria investimentos da ordem de R$ 300 milhões no município para dar a destinação correta ao lixo. Antes de fechar o negócio, uma comissão fará uma visita à empresa na Alemanha para conhecer o processo usado por lá.