Cinco pessoas foram presas após um incêndio criminoso na noite dessa segunda-feira (23) em uma clínica de reabilitação localizada às margens da BR 365, no município de Guimarânia. Os internos alegaram que sofriam maus tratos e que a situação estava insustentável. O Corpo de Bombeiros foi acionado e ao chegar ao local as chamas já haviam tomado uma grande proporção. A Polícia Militar prendeu os autores do incêndio. O coordenador da Clinica também foi conduzido para a Delegacia para prestar esclarecimentos.

O fato aconteceu por volta de 20h. De acordo com a Polícia Militar, guarnições foram acionadas para atender a ocorrência na clínica de recuperação na zona rural de Guimarânia. Ao chegar ao local, os policiais constataram que se tratava de um incêndio causado intencionalmente por internos da clínica. Eles relataram aos policiais que vêm sofrendo maus tratos há tempos e que já tentaram denunciar antes, mas foram impedidos pelos funcionários da Clínica.

Além das reiteradas e habituais agressões, os internos disseram que sofrem com a privação de alimentos e são sujeitos a trabalho excessivo e inadequado. Acrescentaram que, como forma de corrigi-los e discipliná-los, a coordenação da Clínica os submetem a sessões de agressões físicas, psicológicas e morais através de surras coletivas, ameaças e humilhações. Ainda segundo a Polícia Militar, um dos internos afirmou que durante o jantar houve discórdia entre um paciente e um coordenador.

Segundo o interno, o coordenador teria desferido um tapa no rosto de um senhor de 55 anos e que outro interno de 32 anos, ao ver a situação, revidou com uma paulada no coordenador. Diante da situação, alguns internos se revoltaram e, por não aguentarem mais os maus tratos, colocaram fogo no local. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas quando chegou ao local, o fogo já tinha tomado grandes proporções. Foi feito o trabalho de extinção das chamas que se alastraram rapidamente em razão da estrutura de madeira. Após os trabalhos, o local foi isolado.

Nossa reportagem conversou com um dos internos do local. O rapaz de 33 anos, que preferiu não se identificar, disse que o tratamento na clínica era desumano. Disse que os internos eram dopados e trancados no quarto e que às vezes eram proibidos até de comer. Segundo ele, os internos é que cuidavam uns dos outros pois a coordenação só os mau tratava. Diante de todos os fatos, foram conduzidos à delegacia, um homem de 37 anos e um adolescente por provocar o incêndio. Também foram conduzidos dois homens por lesão corporal e um por maus tratos.

O caso foi encaminhado para a Polícia Civil, que deverá investigar as denúncias.