O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) está modernizando o controle do trânsito dos produtos de origem animal e vegetal no Estado. A partir do mês de agosto as Barreiras de Fiscalização Sanitárias vão contar com o Sistema de Controle e Fiscalização em Barreiras (Siscof), desenvolvido pelo órgão e já em fase de testes.O Sistema vai interligar as Barreiras à Sede em tempo real, facilitar o rastreamento dos caminhões e gerar relatórios atualizados, eliminando o que anteriormente era preenchido manualmente todo mês.

Outro importante investimento viabilizado pelo Projeto Estruturador Certifica Minas foi a aquisição de 120 veículos para ações de inspeção e defesa sanitária, além de nove veículos utilitários, equipados com computador de bordo e GPS para a realização de fiscalizações móveis (blitz). O equipamento instalado no veículo vai permitir a emissão imediata do Documento de Arrecadação Estadual (DAE), a consulta no banco de dados do IMA da situação dos proprietários das cargas e das propriedades rurais, dentre outros. Além disso, cada Barreira foi equipada com novos computadores, mesas e cadeiras, geladeira, ventilador e bebedouro. Cada unidade receberá ainda um automóvel.
De acordo com Ronaldo Miranda, Coordenador de Apoio à Operação Fiscal do órgão, nos primeiros cinco meses do ano as equipes fiscalizaram cerca de 19 mil veículos e expediram 344 autuações. O número de bovinos em trânsito que foram vistoriados ultrapassou 40 mil cabeças e de suínos três mil.