Depois de anos de espera, o Samu Regional finalmente será instalado em Patos de Minas. A expectativa, segundo a secretária municipal de saúde, Ana Carolina Magalhães, é de que o órgão comece a funcionar até o mês de julho. A instalação do SAMU Regional, no entanto, tem gerado ansiedade e incertezas entre os funcionários que já atuam no serviço.

Patos de Minas foi uma das primeiras cidades do país a implantar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU - no ano de 2004. Na época, a Prefeitura realizou concurso para a contração de médicos, condutores e socorristas. Esses profissionais querem continuar atuando no órgão e temem que a instalação do Samu Regional provoque mudanças de cargos.

Os funcionários do Samu entendem que, como servidores concursados para atuarem no órgão, eles não podem ser removidos para outros setores da Prefeitura, uma vez que os cargos vão continuar existindo. Eles entendem que podem continuar atuando em suas funções, mesmo após a instalação do SAMU Regional.

O prefeito Luís Eduardo Falcão afirmou, no entanto, que o Samu Regional será gerido por um Consórcio Intermunicipal e que existe uma questão burocrática que impede a transferência dos funcionários do Samu Municipal para o Samu Regional. Ele disse que as mudanças serão feitas a partir de um diálogo com os servidores do Samu de Patos de Minas. Se não houver uma definição por parte da Prefeitura, o caso pode ir parar na Justiça.


A secretária municipal de saúde, Ana Carolina Magalhães, informou que a criação do Samu Regional está em fase de compra de ambulâncias e contratação de pessoal. Segundo ela, o cronograma estabelecido pelo consórcio intermunicipal prevê a instalação do órgão em meados de julho.