Foi aberta na manhã deste domingo (05) a Campanha de Folias de Reis 2020. As primeiras apresentações aconteceram no auditório do Dispensário de São Vicente de Paulo no bairro Boa Vista em Patos de Minas. O radialista Valico Pereira comandou a solenidade que assim como em todos os anos teve transmissão ao vivo no Sistema Clube de Rádio.

Segundo o museólogo João Otávio Coelho explica que as Folias de Reis são a principal tradição cultural de Patos de Minas. A devoção aos três Reis Santos é grande e os grupos de folia se multiplicam por todo o município. São dezenas de ternos que percorrem o município ao longo do ano levando fé e solidariedade.

Desde 1958, a Campanha de Folias de Reis também arrecada fundos para o Dispensário São Vicente de Paulo. Já houve ano em que o valor doado pelas Folias de Reis superou R$ 1 milhão. Esse dinheiro é bastante aguardado e mantem o funcionamento da Vila Vicentina que cuida de mais de 100 idosos carentes.

Elmiro Nascimento, proprietário do Sistema Clube de Rádio, que deu início às Campanhas de Folias de Reis disse que é um orgulho para a família manter esta tradição. Segundo ele não há outra rádio no país que realiza um trabalho como esse de preservar a tradição e promover a solidariedade para quem mais precisa.

A partir de agora, as Folias de Reis passam a percorrendo a cidade, visitante as casas dos devotos, levando fé e devoção, distribuindo fartura e recolhendo os donativos para a Vila Vicentina. A Campanha de Folias de Reis acontece durante quase todo o primeiro semestre do ano.