O encontro aconteceu no auditório do Sindicato dos Produtores Rurais.

O georreferenciamento e a certificação de imóveis rurais pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) foram tema de um encontro realizado em Patos de Minas na manhã desta sexta-feira (04). As regras mudam a partir do próximo mês e para  esclarecer as dúvidas, o diretor de Ordenamento Fundiário do INCRA, Richard Torsiano, veio a Patos de Minas.

A iniciativa de trazer o diretor do INCRA para tirar as dúvidas dos produtores foi do deputado federal, José Humberto Soares. Ele explicou que a partir do mês de novembro, os proprietários de terras acima de 250 hectares também estarão obrigados a fazerem o georreferenciamento para a certificação dos imóveis.

“Ainda há dúvidas sobre a exigência da certificação por meio do georrefenciamento para propriedades com mais de 250 hectares. Além disso, o Incra está aprimorando o sistema para agilizar esse processo. É importante que os proprietários de imóveis rurais da nossa região tenham mais informações sobre essas questões, por isso a ideia de realizar a palestra”, explicou José Humberto.

O encontro teve a parceria da Coopatos, do Sicoob Credipatos, da Apollo Floricultura, do Unipam, Cemil e da Associação dos Cafeicultores de Patos de Minas e Região (Assopatos). Produtores e estudantes foram acompanhar as novidades. O diretor do INCRA, Richard Trosiano, explicou que o Instituto está modernizando o processo de certificação para facilitar a vida dos produtores. Os procedimentos serão todos informatizados.

Só este ano, o INCRA fez mais de 20 mil certificações de propriedades rurais. O vice-presidente da Confederação Nacional da Agricultura, Fábio Meireles, falou da importância da certificação. Ele esclareceu que a regularização significa a segurança do produtor em relação a propriedade da terra.

Autor: Maurício Rocha