
A tragédia no Grande Museu Nacional nesse domingo (02) levou às lágrimas os brasileiros. Preciosidades históricas se perderam causando um dano irreparável à história do país. E Patos de Minas também contribuiu com o acervo do museu. Dois meteoritos que estavam expostos nas galerias do espaço foram localizados em Patos de Minas.
O morador de Patos de Minas, Thiago Borges Castro, recordou de quando visitou o Museu Nacional. “Durante uma viagem minha ao Rio de Janeiro, visitei o Grande Museu Nacional, o lugar em que nossa Independência foi assinada e que hoje, semana da Independência, só restam cinzas”, lamentou como todo brasileiro pela perda irreparável.
Segundo Thiago, das pouquíssimas fotos que tirou, uma foi de um meteorito que caiu em Patos de Minas. “Interessante e triste ao mesmo tempo ver que essa cidade contribuiu, dividindo espaço com tantos ícones”, contou com tristeza. Estavam expostos no Museu o crânio de Luzia, o fóssil mais antigo das Américas, o primeiro dinossauro encontrado em solo brasileiro, as múmias trazidas do Egito por D. Pedro II, dentre outros.
Thiago enviou a foto para o Patos Hoje do meteorito com a placa indicando Patos de Minas, onde foi localizado. Como são mais resistentes, os meteoritos podem ter se salvado das chamas. Funcionários confirmaram até o momento que o Bendegó, o maior do país, e outro meteorito, foram recuperados. Ao todo, eram 62 expostos no Museu.
Os meteoritos de Patos de Minas são o hexadedrite de 32 kg e o octahedrite de 200kg, encontrando na região do Areado por volta de 1925. Em 2013, o Patos Hoje já havia noticiado a existência dos meteoritos. O Museu Nacional é a instituição científica e o museu mais antigos do Brasil, tendo em maio deste ano completado 200 anos. A visitação média mensal é de 5 a 10 mil pessoas.
Fotos: Imagens da Internet
Comentário mais curtido:
REALIDADE
Olhando alguns comentários aqui... como tem pessoas ... qual ligação que tem o incidente com o tal do BOLSONARO??? Pessoas, vamos ser mais inteligentes, vocês sao tao retardados quanto o político mal educado e arrogante de vcs. Deixam de ser ....
Heder
01/11/2020 15:43Se você ainda não tem candidato, se informe sobre o candidato João Amoêdo e venha votar conosco no 30
Rosimeire
01/11/2020 15:43Corrupção e má gestão do dinheiro público são as principais causas dessa fatalidade. No nosso município temos a Igreja de Santana de Patos construída em 1820 e que tá para cair a qualquer momento e poucos se interessam pelo assunto...........é lamentável
candango
01/11/2020 15:43Tragedia mesmo foi de Mariana da mineradora Samarco. Vai completar 5 anos em novembro e até hoje a Vale não indenizou ninguem, a natureza e as familias ali afetadas pedem socorro.
Lu
01/11/2020 15:43Não podemos generalusar. Patos ao contrario do que muitos acreditam ou querem ver, existe muita gente que se importa com a cultura e a história. Nossa cidade "Fabrica" genialidade e exporta pra todo mundo. Volta e meia damos notícias de Patenses ilustres pelo mundo. O que não podemos é denegrir a imagem de um povo trabalhador em função de meia duzias de idiotas que aparecem lor todo lado.
MARMOTA
01/11/2020 15:43Deve ser por causa do meteorito que saiu tanto político bom lá do ariado.
Pedro
01/11/2020 15:43Quem disse que povo de Patos irá se importar com está grande tragédia. Basta lembrar que a reconstrução do monumento do homem do balaio teve grandes comentários negativos. Grande maioria prefere que rasguem a avenida Getúlio Vargas para fazer mais pistas . POVO IDIOTA E SEM CULTURA..... POVO QUE NÃO PRESERVA SEU PASSADO NAO CONHECE SEU FUTORO..
Maia
01/11/2020 15:43Não tinha detector de fumaça, mas é só 3 vigias pra uma área enorme dessas, vergonha.
Kalakalu
01/11/2020 15:43Será que não foi faísca que saiu do meteorito do áreado não? É fácil tirar fogo dessas pedras de meteorito. O povo é tolo acha o meteorito e dá pros outros.
Pereba
01/11/2020 15:43Esse incêndio serviu de teste pra saber se era meteorito mesmo!
Andrés de Fonollosa
01/11/2020 15:43O troféu do Campeonato de Gelo do Atlético MG estava lá também, só que com o fogo derreteu!!! O Galo não tem BI :joy: :joy:
Marko
01/11/2020 15:43E se tivesse chamado o Chucky Norris pra ajudar ele traria o próprio diabo pra apagar as chamas e recuperar tudo...
Revoltado
01/11/2020 15:43So falta falar que o troféu do mundial do Palmeiras estava nesse museu tambem! :joy:
REALIDADE
01/11/2020 15:43Olhando alguns comentários aqui... como tem pessoas ... qual ligação que tem o incidente com o tal do BOLSONARO??? Pessoas, vamos ser mais inteligentes, vocês sao tao retardados quanto o político mal educado e arrogante de vcs. Deixam de ser ....
Marcela
01/11/2020 15:43Infelizmente o museu está sendo administrado, na maioria do PSOL, onde a verba da lei Rouanet foi desviada para outros projetos.
Francisco Ursal
01/11/2020 15:43Entendi sua ironia, Daciolo, porém não posso deixar passar a oportunidade de esclarecer que, seria obrigação de Bolsonaro, (se ele trabalhasse), apresentar propostas ao orçamento para conseguir verbas junto à União para o estado no qual se elegeu, nada fez. Ao invés disso votou a favor de Temer para que ele não fosse responsabilizado por seus crimes. Duplamente culpado, ao invés de trabalhar para o povo, preferiu se aliar a bandido. E pra cagar tudo apoiou uma intervenção inócua que gastou mais de um bilhão. Dinheiro do povo jogado fora!
OBSERVADOR
01/11/2020 15:43Realmente a nossa história e de muitos pesquisadores se desintegraram com incêndio. Creio que o mesmo não ocorreu com os meteoritos lá expostos já que a temperatura de entrada na atmosfera foi muito maior que calor produzido pelas chamas. O que tem se fazer agora e o acesso ser restrito a apenas funcionários e pessoas especializadas em acervos pra resgatar estes objetos, já se deixar os mesmos vão parar nas mãos de garimpeiros e colecionadores particulares fora do país.
WELTINHO
01/11/2020 15:43TODO BRASILEIRO LAMENTA O INCÊNDIO NO MUSEU. ESQUECERAM DE ME CONSULTAR EU LAMENTO MESMO É SITUAÇÃO EM QUE VIVE ESSE PAIS LAMENTO E MUITO, LAMENTO AS VIDAS QUE FORAM PERDIDAS DURANTE ESSES ANOS POR CAUSA DESSA MÁFIA QUE SE INSTALOU EM BRASÍLIA, LAMENTO A SITUAÇÃO PRECÁRIA DA SAÚDE, LAMENTO O ENSINO PUBLICO QUE TÁ UM CAOS, LAMENTO OS CORRUPTOS QUE TIRAM O LEITE DAS CRIANÇAS E ENFIAM EM SEUS BOLSOS. ISSO SIM É LAMENTÁVEL. AGORA O MUSEU, PODE DERRUBAR TUDO E QUEIMAR SE POSSÍVEL COM MUITOS POLÍTICOS DENTRO.
Daciolo
01/11/2020 15:43Uma perda inestimável, se Bolsonaro fosse o presidente ele daria um tiro nas chamas e restauraria as obras de arte com as esferas do Dragão.
Homem do Balaio
01/11/2020 15:43Um incêndia desses pra um meteorito é um dia de calor. Em meio a tamanha tragédia, restam alguns sobreviventes. Ao menos isso, né.
REALIDADE para Sociedade
01/11/2020 15:43Tem que acabar com isso sim não tem nenhum valor kkkk igaul este bandidos na política.Parabêns estamos de Luto porque não acabou com tudo isso. Bolsonaro Neles. Upeiros
MANIFESTO
01/11/2020 15:43Em junho deste ano, o BNDES assinou um contrato de financiamento de R$ 21,7 milhões para restauração do Museu Nacional. Uma parcela da verba deveria ser investida em segurança contra incêndio. Além disso, os recursos seriam destinados para uma reforma da biblioteca, localizada no Horto Botânico, e para a restauração de estruturas como o telhado do museu e os aposentos do imperador Dom Pedro II.
Carlos Maçom
01/11/2020 15:43Calamidade instaurada!Nós, da maçonaria, estamos de luto, devido a tais circunstancias catastróficas. Nosso clã sempre contribuiu para o bom andamento dos acontecimentos, sempre observando de perto o desfecho dos acontecimentos. Nesse episódio em especial, por inúmeras vezes, comunicamos o senhor reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Leher, para que se desse mais atenção ao Museu Nacional, visto que nós, da maçonaria, estivemos envolvidos na construção do mesmo. Agora, cabe a nós, manipular os eventos para que o melhor caminho seja traçado.
Paturi
01/11/2020 15:43Como era de se esperar os meteoritos resistiram ao incêndio.
Perito
01/11/2020 15:43Grande perda, a história, a pré-história, tinha um acervo muito rico, infelizmente quase tudo virou cinzas. O mais incrível foi deixar o fogo chegar ao que chegou sem um mínimo de contenção, estranhíssimo. Não tinha os esguichos "sprinklers" automáticos que disparam ao detectar fumaça? Não tinha vigilantes para chamar os bombeiros ou usar extintores no início? Quantos vigilantes tinha pra um prédio tão grande? Várias perguntas sem respostas...
Devanelson
01/11/2020 15:43Eu estava la :muscle: