Os amantes dos eventos astronômicos não tiveram muita sorte neste sábado (14) em Patos de Minas. Isso porque aconteceu um eclipse solar: eclipse anular em uma grande parte do Brasil, mas em Patos de Minas e em todo o Alto Paranaíba mineiro, o Eclipse Solar Parcial, com cerca de 55% do Sol coberto pela Lua, acabou encoberto pela nebulosidade. Na capital do milho o disco lunar tocou o disco solar por volta das 15h30, tendo pico do eclipse às 16h47.

De acordo com Gilberto Dumont, que possui um observatório em Patos de Minas, a nebulosidade acabou impedindo a visibilidade do momento em que o eclipse seria mais visível. Ele explicou que consegui registrar o eclipse das 15h30, bem do início, até às 16h00. Depois, as nuvens taparam o Sol. O registro aconteceu da pedreira/mirante, situada no Bairro Alto Limoeiro.

Por causa das nuvens, as pessoas acabaram postando memes nas redes sociais. As nuvens cobriram o sol e não foi possível ver em Patos de Minas a melhor parte do eclipse. A expectativa era grande para ver o fenômeno que só vai ocorrer de novo daqui 30 anos. Muitas pessoas que estavam aproveitando o sábado para se divertir acabaram levando a situação na brincadeira e compartilharam memes nas redes.

Eclipse solar anular

O eclipse anular é caracterizado pela dinâmica celeste onde a Lua, localizada entre a Terra e o Sol, está a uma distância que não consegue encobrir o Sol completamente, gerando uma espécie de "anel" luminoso ao redor da Lua. Porém, o observador em Terra deve estar alinhado com a Lua e o Sol, e isso só ocorre em uma pequena faixa que percorre o Norte e o Nordeste do Brasil, além de países da América Central e os Estados Unidos.

Já nas demais regiões, neste acaso, a Lua encobriria somente uma parte do Sol, caracterizando nesses casos um eclipse parcial do Sol. O último eclipse anular que tivemos aqui no Brasil foi em 1995. E o próximo será em 2067. Logicamente, ocorrerão outros eclipses solares totais e anulares, mas não serão vistos daqui do Brasil. Em Patos de Minas, o evento poderia ser visto a partir das 15h30.