Um desabamento de rocha dos cânions no Lago de Furnas, em Capitólio, atingiu três embarcações com turistas neste sábado (08). O corpo de bombeiros informou que inúmeras pessoas foram atingidas no acidente. Há a confirmação de 10 pessoas mortas, cujos corpos foram encontrados pela Corporação no lago. Todos estavam em uma mesma lancha, embarcação denominada "Jesus". As últimas duas vítimas foram encontradas na tarde deste domingo (09). Os bombeiros informaram também que 32 pessoas foram atendidas em hospitais da região. As imagens feitas pelos turistas mostram uma grande rocha se soltando e desabando sobre as embarcações. As equipes de buscas não trabalham mais com possibilidade de desaparecidos.

Segundo o Corpo de Bombeiros, por volta das 12h15, à princípio, uma "tromba d'água” junto a pedras desabaram e caíram de uma altura de mais de 5 metros em cima das lanchas. Diversas outras embarcações estavam no lago no momento do acidente. Outros vídeos mostram o volume de água aumentando assustadoramente de forma repentina nas cachoeiras. Turistas que estavam em outras lanchas chegaram a pedir para todos se afastarem.

Guarnições de Passos e Piumhi foram para a região. Cerca de 40 bombeiros trabalharam no local para resgatar os corpos. O acidente ocorreu no condomínio Escarpas do Lago. A localidade fica perto do município de São Roque de Minas. As vítimas de ferimentos foram levadas para a Santa Casa de Passos e para o Pronto Socorro de São João da Barra. Uma força-tarefa do estado foi montada para atender a tragédia.

A Polícia Civil informou que os corpos serão levados para o IML de Passos para a constatação das mortes e também identificação das vítimas, já que muitos estavam sem o documento de identificação. Um grupo de resposta rápida foi providenciado para ofertar todo o atendimento.

Outro vídeo mostra turistas de uma lancha percebendo quando o paredão iria desabar. "Meu Deus do céu", exclamam. Após o acidente, eles deixam o local de forma acelerada com o piloto pedindo calma. Em outras gravações, turistas alertam para a queda de pedras e possível desabamento da rocha que parecia já estar solta. Quando percebem o desprendimento da rocha, um desespero toma conta de todos. A turista de Patos de Minas, Andreia Mendonça, estava em uma das lanchas quando ocorreu o acidente. Ela disse que percebeu algumas pedras caindo e chegou a alertar o piloto, no entanto ele disse que estava tudo normal.

Identificação das vítimas

As 10 vítimas são: Carmen Pinheiro da Silva, de 43 anos, Rodrigo Alves dos Anjos, de 40, Geovany Teixeira da Silva, de 37, Geovany Gabriel Oliveira da Silva, de 14, Thiago Teixeira da Silva Nascimento, de 35, Júlio Borges Antunes, de 68, Maycon Douglas de Osti, de 24, Camila da Silva Machado, de 18, Sebastião Teixeira da Silva, de 64, e Marlene Augusta Teixeira da Silva, de 57.

Todos se conheciam e estavam hospedados no mesmo hotel, uma pousada em São José da Barra, segundo o delegado. Entre as vítimas, há uma família de quatro pessoas: pai, filho e avó e avô. Marlene e Sebastião eram casados e pais de Geovany Teixeira, que estava acompanhado do filho, Geovany Gabriel. Maycon estava junto com a namorada, Camila, a mãe dela, Carmem, e o padrasto, Geovany, que também era primo de Thiago. Julio era amigo da família. Já Rodrigo era o piloto da lancha.

Polícia Civil e Marinha terão inquéritos

O curso d’água palco da tragédia está sob a jurisdição da Marinha do Brasil (MB), que instaurou, ainda ontem, inquérito para apurar as causas do acidente. O balneário foi interditado. Também serão analisados os aspectos sobre a segurança da navegação, a habilitação dos condutores envolvidos, o ordenamento aquaviário do local e a observância das normas e legislações emanadas pela Autoridade Marítima.A corporação chegou a enviar homens e um helicóptero para auxiliar nas buscas.

Paralelamente aos trabalhos da MB, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) conduz investigação própria para saber se houve influência alheia à ação da natureza. “A princípio, nosso foco principal e de todos os atores, é a localização do maior número possível de vítimas. Posteriormente, vamos ouvir geólogos para saber se houve algum problema de estrutura. Queremos acalentar as famílias enlutadas”, explicou o delegado.

O proprietário da lancha Jesus, a mais atingida pelo impacto das pedras, já foi ouvido. Antes da ida à água, ainda no hotel que hospedava os turistas, ele fez uma foto das 10 pessoas que perderam suas vidas.

“Essa fotografia está conosco e nos ajudando na identificação dos corpos no Instituto Médico-Legal (IML) em Passos”, pontuou Pimenta.

Ao longo desta semana, a ideia é colher depoimentos de testemunhas do caso. Uma força-tarefa com três delegados será montada. Por ora, em respeito ao luto, as oitivas de familiares não estão nos planos.

Mortos na tragédia de Capitólio:

Identificados:

Júlio Borges Antunes, 68 anos, de Alpinópolis (MG);

Camila Silva Machado, 18 anos, de Paulínia (SP);

Mykon Douglas de Osti, 24 anos, de Campinas (SP);

Sebastião Teixeira da Silva, 64 anos, de Anhumas (SP);

Marlene Augusta Teixeira da Silva, 57 anos, de Itaú de Minas (MG).

Rodrigo Alves dos Anjos, de 40, 40 anos, natural de Betim (MG) – seria o piloto;

Carmen Pinheiro da Silva, de 43 anos, 43 anos, natural de Cajamar (SP) – seria a mãe de Camila;

Geovany Teixeira da Silva, 37 anos, natural de Itaú de Minas (MG) – seria o filho de Sebastião;

Geovany Gabriel Oliveira da Silva, 14 anos, natural de Alfenas (MG) – seria o neto de Sebastião;

Thiago Teixeira da Silva Nascimento, 35 anos, natural de Passos (MG).

Como se trata de um acidente náutico, a Marinha emitiu uma nota:

A Marinha do Brasil informa que tomou conhecimento de um acidente, no fim da manhã de hoje, após deslizamento de rochedo atingir embarcações que navegavam a região dos cânions, em Capitólio-MG.

A DelFurnas deslocou, imediatamente, equipes de Busca e Salvamento (SAR) para o local, integrantes da Operação Verão ora em andamento, a fim de prestar o apoio necessário às tripulações envolvidas no acidente, no transporte de feridos para a Santa Casa de Capitólio, e no auxílio aos outros órgãos atuando no local.

Um inquérito será instaurado para apurar causas, circunstâncias do acidente/fato ocorrido.