A Polícia Militar montou uma operação especial nesse fim de semana para prender um jovem de 28 anos que havia agredido as irmãs. Como ele já havia fugido outras vezes pelos fundos da casa, os policiais cercaram o local e utilizaram um drone para acompanhar os passos do infrator. O uso de meios tecnológicos tem ficado cada vez mais comum na segurança pública.

De acordo com a Agência Local de Comunicação Organizacional 46ºBPM, no dia 17/06/2023, por volta das 15h, a Polícia Militar foi acionada e compareceu a uma residência no bairro Serra Negra, onde duas mulheres de 18 e 25 anos, foram ameaçadas e agredidas pelo irmão de 28 anos, por motivos fúteis.

Devido à posição privilegiada da residência, o jovem sempre fugia para os fundos da casa, embreando-se na vegetação ao perceber a chegada das viaturas. Nesse sentido, de posse das informações e identificação dele, a Polícia Militar realizou operação conjunta, da qual participaram militares do radiopatrulhamento preventivo, Patrulha de Prevenção a Violência Doméstica (PPVD) e Patrulha Rural.

Com a utilização de recursos tecnológicos e inteligência artificial, a Patrulha Rural decolou uma aeronave remotamente pilotada (DRONE), localizando e acompanhando o infrator em sua fuga, repassando as coordenadas para demais viaturas realizarem a sua abordagem e prisão. As imagens mostram o momento exato da prisão.

A Agência Local de Comunicação Organizacional 46ºBPM destacou que a prisão do jovem demonstra o compromisso da Polícia Militar em cumprir sua missão: "Promover a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública, valorizando as pessoas, contribuindo para a garantia de um ambiente seguro para se viver, trabalhar e empreender em Minas Gerais.”