As queimadas têm tirado o sossego da população. Em Patos de Minas, quem tem síndrome respiratória sofre com a fumaça. Os problemas causados pelos incêndios florestais, no entanto, vão muito além. Uma câmera instalada no carro pelo cinegrafista Laércio Madureira mostra o perigo causado por uma queimada às margens de uma rodovia.

O incidente aconteceu nessa quarta-feira (15) na BR 365. Durante a viagem à Uberlândia, Madureira se deparou com o fogo se alastrando pela vegetação às margens da rodovia. Uma cortina de fumaça tomou conta da pista. Em determinado momento, a visibilidade ficou completamente comprometida. Chegar do outro lado foi um alívio.

Atravessar a cortina de fumaça na maioria das vezes leva apenas alguns segundos, mas pode ser fatal. “É como entrar em um túnel com os faróis apagados”, diz Kênio Ferreira da Silveira, da Secretaria de Trânsito de Patos de Minas. Ele orienta os motoristas a não entrarem na cortina de fumaça.

“Entrar na fumaça sem visibilidade nenhuma é um risco muito grande. O ideal é que pare o veículo em um local seguro, de preferência fora da pista e aguarde” explica kênio. Segundo ele, existem realmente situações em que não tem como parar fora da pista e que o motorista vai se sentir obrigado a entrar na cortina de fumaça.

Nesse caso, o motorista deve estar com os faróis ligados e jogar o veículo o máximo para a direta para evitar uma colisão frontal. Kénio frisa, no entanto, que o correto é não entrar na fumaça, estacionar em local seguro e acionar as autoridades competentes para controlar o trânsito e conter as chamas.