A impressora 3D está dedicada exclusivamente à produção de máscaras, desde os suportes até as viseiras.

O campus Patos de Minas do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) está utilizando sua capacidade técnica para colaborar no combate à pandemia da Covid-19. A unidade dispõe de uma impressora 3D, adquirida para um projeto de pesquisa, e está usando material próprio e de doações para a produção de máscaras do tipo escudo, as chamadas “face-shield”, na qual o usuário encaixa um suporte na cabeça e tem um escudo de acetato entre seu rosto e o ambiente.

De acordo com o IFTM, a impressora 3D está dedicada exclusivamente ao processo de produção de máscaras. A produção por dia é pequena, cada máscara demora 2h30 para ser fabricada, mas já há material disponível para 50 máscaras e a professora responsável, Carolina Pimenta Mota, afirma que uma vez que esse primeiro lote seja finalizado, o IFTM vai buscar doações para continuar com a produção. O Instituto doou dois quilos de filamentos e o campus Patos de Minas está divulgando nas redes sociais uma campanha para doação de acetato (material da viseira). A Credipatos fez a doação do material para as 50 primeiras máscaras e está em processo de compra do material para outras 50 pelo menos.

As máscaras serão doadas, inicialmente, para o Hospital Regional, que é o maior hospital público da região, mas já se estuda a possibilidade de repassar equipamentos também a outros hospitais de Patos de Minas que possuem Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A professora explica que, em todo o Brasil, pesquisadores, profissionais ligados à impressão 3D ou mesmo entusiastas estão se reunindo em torno da iniciativa de produzir máscaras de proteção para profissionais de saúde.

“Existe uma iniciativa nacional organizada pela e-Nable, que usa a hashtag #cadaimpressaoconta. Como sigo as redes sociais de vários canais de impressão 3D, foi o primeiro contato que tive. O Hospital Regional já havia se inscrito como receptor de materiais e, como sei que a cidade de Patos de Minas dispõe de poucas impressoras 3D, entrei em contato com a professora Júnia Magalhães Rocha e, juntas, organizamos o início da produção e a captação de material”, afirma Carolina.

A partir da impressão no IFTM de Patos, o campus da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) também passou a integrar a iniciativa. A professora Carolina entrou em contato com o professor Daniel Costa Ramos, da UFU, que colocou à disposição a impressora 3D da unidade para também produzir máscaras, utilizando os materiais que o IFTM conseguiu. As empresas Efetivo 3D e Empresa Sttudio86 embarcaram na parceria no início da semana e estão utilizando suas impressoras para o aumento da produção. "Com o apoio de nossos parceiros, conseguimos atingir uma produção diária maior e já entregamos 30 máscaras ao Regional".

Carolina ressalta que continua em busca de doações para manter a produção. Os interessados em doar acetato ou outros materiais utilizáveis para a produção podem entrar em contato pelo telefone (34)9 99931-2007.

Ações do IFTM em outros campos

Na última semana, o Instituto doou 1400 máscaras respiratórias ao Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). As máscaras foram disponibilizadas pelo campus Uberaba do IFTM que as tinha em estoque para utilização em laboratórios de cursos técnicos e de graduação na área de Alimentos e de Química, por exemplo. São 1200 máscaras cirúrgicas, além de 200 máscaras respiratórias do modelo pff2 — peça semifacial filtrante —, que cobre nariz e boca e possui filtro eficiente para retenção dos contaminantes atmosféricos presentes no ambiente de trabalho na forma de aerossóis.