O homem que confessou ter matado um desafeto em razão de desentendimentos causados por uma dívida de R$ 5 mil foi levado a julgamento nessa quarta-feira (22) em Patos de Minas. O Ministério Público fez a denúncia e pediu a condenação por homicídio duplamente qualificado, mas ele alegou legítima defesa e foi condenado a 5 anos de prisão em regime semiaberto.

O crime aconteceu na manhã do dia 14 de outubro do ano passado. A vítima Daniel Luís Rodrigues Silva, na época com 25 anos, saia de uma padaria localizada na avenida Angra dos Reis, no bairro Barreiro, quando foi surpreendido pelo atirador. Ao entrar no carro, o homem em uma motocicleta se aproximou e efetuou três disparos. Daniel foi atingido no peito e morreu no local.

Josey da Silva Brito, conhecido como Las Vegas, confessou o crime. Segundo depoimentos de testemunhas, ele morou durante muito tempo em um imóvel que pertencia a Daniel e quando deixou o imóvel não teria saldado algumas dívidas referentes a contas de água e de luz que totalizavam o valor aproximado de R$ 5 mil. Em razão das cobranças realizadas pela vítima, eles acabaram se desentendendo.

O Ministério Público denunciou Josey e pediu a condenação por homicídio duplamente qualificado, por motivo fútil e recurso que dificultou a defesa da vítima. Por outro lado, a o réu alegou legítima defesa. Boletins de ocorrência registrados anteriormente serviram para provar que ele vinha sendo ameaçado pela vítima.

Os jurados acataram a tese da defesa e derrubaram as duas qualificadoras. Beneficiado também por ter confessado o crime, Josey recebeu uma condenação de 5 anos de prisão, que deverá ser cumprida em regime semiaberto.