Foi levado a julgamento nesta quinta-feira (26), o homem que atirou contra um fiel no interior de uma igreja evangélica localizada na avenida Afonso Queiroz em Patos de Minas. Ele foi denunciado por tentativa de homicídio qualificada, mas os jurados desclassificaram para lesão corporal, reduzindo a pena para 2 anos e 10 dias de reclusão. A pena será cumprida em regime aberto, uma vez que o réu está preso desde o dia dos fatos.

O crime aconteceu na tarde do dia 03 de junho do ano passado. Segundo os autos do processo, Silvio José Ribeiro de Brito, de 44 anos, suspeitando estar sendo traído, foi até a igreja para acertar contas com o fiel. Ele abordou a vítima no estacionamento, perguntou o nome para ter certeza e, assim que a vítima contou quem era, Silvio sacou uma pistola .380 que levava em uma sacola.

A vítima saiu correndo para interior da igreja e Silvio foi atrás dizendo para ele parar senão iria atirar. Em determinado momento, o fiel caiu e o acusado desferiu uma coronhada e chutes em sua cabeça. Outras pessoas chegaram e seguraram o réu, mas ele ainda desferiu um disparo, que não acertou a vítima.

A Polícia Militar foi acionada e prendeu Silvio e apreendeu a arma de fogo. Ele foi denunciado por tentativa de homicídio qualificado pelo Ministério Público e estava preso aguardando julgamento desde então. Nesta tarde, o advogado de defesa Brian Epstein Campos, pediu aos jurados a desclassificação do crime.

Segundo a defesa, Silvio não teve a intenção de matar fiel. Ele estava com uma pistola carregada na mão e teve a vítima caída em sua frente, mas não atirou. Durante o julgamento, os jurados foram convencidos que Silvio realmente não teve a intenção de matar a vítima e desclassificaram o crime para lesão corporal.

Silvio foi condenado a uma pena de 2 anos e 10 dias de reclusão. Como tem bons antecedentes,  ele vai cumprir a pena em regime aberto.