Um homem, de 24 anos, foi preso em flagrante pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) por injúria racial, durante a 49ª Expomontes, em Montes Claros, na região Norte do estado. O indivíduo foi detido na madrugada dessa segunda-feira (3/7), data em que se comemora o Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial.

Durante a ação policial, a vítima da injúria, um homem de 30 anos, também foi preso em razão de mandado expedido pela Justiça.

Crime de injúria

Por volta de 1h, os policiais civis se deslocaram até uma barraca de bebidas, dentro do Parque de Exposições, onde estaria ocorrendo uma confusão motivada por suposta injúria racial. No local, a vítima contou que após divergência devido à quantidade de bebida alcoólica adicionada por ela, um cliente teria arremessado o líquido dentro da barraca e iniciado uma série de ofensas racistas. As testemunhas confirmaram a versão da vítima, sendo o suspeito identificado e preso.

Enquanto era conduzido para a formalização dos procedimentos policiais, o irmão do investigado, um homem de 27 anos, tentou intervir no desfecho da ocorrência hostilizando a equipe da PCMG. Em razão dessa conduta, o rapaz também foi conduzido para Delegacia, onde foi lavrado contra ele um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por desacato e desobediência. Em seguida, ele foi liberado.

Já o homem de 24 anos foi autuado em flagrante pelo crime de injúria racial e por resistência. Após a finalização do procedimento, ele foi conduzido ao sistema prisional.

Cumprimento de mandado

Durante os trabalhos policiais, a equipe da PCMG verificou que havia um mandado de prisão em desfavor da vítima de injúria racial, decorrente do não pagamento de pensão alimentícia. Por esse motivo, ele também foi preso e conduzido ao sistema prisional.

Fonte: Ascom PCMG