Em Paracatu, Noroeste do estado, na tarde dessa quarta-feira (17/1), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu em flagrante um homem, de 55 anos, em razão de violência doméstica. A prisão ocorreu 30 minutos após a vítima, de 51, acionar a PCMG por meio do serviço Chame a Frida.

A ação policial foi realizada pela equipe da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em Paracatu, após a vítima relatar que o suspeito havia enviado mensagens ameaçadoras a ela, nas quais afirmava que a estava mantendo sob vigilância e já estava indo ao encontro dela para decepar sua cabeça.

Diante dos fatos, os policiais civis se deslocaram para localizar e prender o homem, o que ocorreu por volta das 15 horas.

Chame a Frida

O acionamento da atendente virtual Frida é feito via aplicativo WhatsApp. O atendimento é realizado da seguinte forma: a vítima inicia uma conversa e, de forma automática, por meio de mensagens pré-programadas, são realizados o acolhimento e o esclarecimento das principais dúvidas. A atendente virtual ainda pode fazer uma avaliação preliminar do risco, direcionar ou acionar a polícia, além de apresentar serviços disponíveis. O objetivo do projeto é facilitar a comunicação entre mulheres em situação de violência e a Polícia Civil. Atualmente, cerca de 50 municípios contam com o serviço.

Outros canais de denúncia

A PCMG orienta que todo caso de violência doméstica e familiar contra a mulher seja denunciado. O registro pode ser feito diretamente em unidade policial, via disques 180 ou 181 e também pela DELEGACIA VIRTUAL nos casos de ameaça, vias de fato/lesão corporal e descumprimento de medida protetiva. Acesse o manual produzido pela Polícia Civil e saiba mais sobre o tema (clique AQUI ).

Fonte: Ascom PCMG