Uma história de superação. Assim pode ser definida a vida de Alexandre Pereira Fonseca. Ele sofreu uma paralisia cerebral aos sete meses de gestação e nasceu com sequelas que poderiam trazer consequências para a vida inteira. Mas ele decidiu enfrentar cada um dos obstáculos encontrados pelo caminho. O resultado dessa trajetória dá origem ao livro “Em queda livre - histórias de uma vida singular”, que está pronto para ser lançado em Patos de Minas.

Alexandre Pereira Fonseca tinha todos os motivos para se acomodar com as barreiras que a paralisia cerebral lhe impôs. Mas invés disso, ele decidiu correr atrás de cada um de seus sonhos, passando por cima do preconceito e da desconfiança das pessoas. “A cada dia eu tinha que provar que era capaz”, desabafa. Hoje, no entanto, a situação é bem outra. Alexandre venceu.
Ele concluiu o ensino médio em Patos de Minas e se inscreveu para o vestibular da UNB em Brasília. Foi aprovado, concluiu o curso de assistente social em uma das universidades mais concorridas do país e não parou mais. Se inscreveu em um concurso e conquistou uma vaga para o Tribunal de Justiça de Brasília onde trabalha hoje e leva uma vida totalmente independente.
Por último Alexandre decidiu escrever um livro. “Eu percebi que as minhas histórias causavam impacto nas pessoas, aí decidi escrever”, explica Alexandre. Foi assim que nasceu “Em queda livre – uma história de vida singular”. O livro é o resumo das histórias de superação de Alexandre e do aprendizado que ele adquiriu ao longo de cada obstáculo vencido.
Alexandre está preparando uma noite de autógrafos para o lançamento do livro em Patos de Minas. A data não está definida, mas ele prevê que seja no mês de fevereiro do ano que vem. Quem quiser conhecer as histórias e o talento de Alexandre como escritor antes, no entanto, pode encomendar “Em queda livre – uma história de vida singular” pela internet, no site da editora www.thesaurus.com.br ou pelo e-mail [email protected] .
Autor: Maurício Rocha