O Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da última sexta-feira (31), a habilitação dos 30 leitos de UTI da Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas. A medida já havia sido anunciada pelo ministro Marcelo Queiroga, durante visita de comitiva do prefeito Luís Eduardo Falcão e vai significar mais recursos para a saúde de Patos de Minas e da região.

“A Habilita de leitos de Unidade de Terapia Intensiva - UTI adulto Tipo II e estabelece recurso financeiro do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde - Grupo de Atenção especializada, a ser incorporado ao limite financeiro de Média e Alta Complexidade (MAC), do Estado de Minas Gerais e Município de Patos de Minas”, diz a portaria do Ministério da Saúde publicada no Diário Oficial da União.

Ao habilitar os 30 leitos de UTI da Santa Casa de Misericórdia, o Ministério da Saúde garante recursos da ordem de R$ 4.193.587,20 por ano. Esse dinheiro será incorporado ao limite financeiro de Média e Alta Complexidade (MAC), do Estado de Minas Gerais e Município de Patos de Minas para garantir o funcionamento do serviço.

Os leitos de UTI da Santa Casa já estão montados e em pleno funcionamento. Com a habilitação pelo Ministério da Saúde, eles poderão atender pacientes de Patos de Minas e de outros 33 municípios da macrorregião através do SUS.

A habilitação das UTIs garante um avanço nos atendimentos pelo SUS que estão programados para acontecer a partir de agora. No final do ano passado, a Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas concluiu a construção de Bloco Cirúrgico e a proposta de realização de cirurgias poderá ser iniciada.

As obras de ampliação do prédio também seguem a todo vapor e deverão ser concluídas este ano. Com o fechamento do Hospital São Lucas e a superlotação do Hospital Regional, a Santa Casa passou a ser esperança de melhora no atendimento de saúde pelo SUS na região de Patos de Minas.