“As melhores histórias de Pinóquio”, a peça apresentada pelos atores patenses foi escolhida entre 125 trabalhos.
O Grupo de Teatro Tupam do Centro Universitário de Patos de Minas está classificado para participar do Festival Estudantil de Teatro - FETO 2012, que acontece de 11 a 21 de outubro em Belo Horizonte . “As melhores histórias de Pinóquio”, a peça apresentada pelos atores patenses foi escolhida entre 125 trabalhos dos quatro cantos do país, apresentados nesta edição do Festival.

FETO 2012 apresenta um recorte significativo da produção do teatro estudantil no Brasil. Quatro dias de imersão, quase cinquenta e cinco horas de trabalho e sabem-se lá quantos cafezinhos. Esse foi o ritmo adotado pela comissão curadora do Festival Estudantil de Teatro 2012 para dar conta de se debruçar sobre os 125 trabalhos inscritos de todo o país, 30% a mais do que no ano passado (acesse http://migre.me/apHkg). O maior desafio enfrentado pelos curadores não foi, no entanto, o volume, mas a qualidade artística. Isto fez a comissão decidir pela ampliação da edição deste ano, com cinco espetáculos selecionados a mais do que o previsto.

A excelência, porém, foi apenas um dos eixos que nortearam o trabalho dos curadores, diz Bárbara Bof, idealizadora do festival.

Os curadores também lançaram um olhar sobre o processo criativo e a pesquisa utilizada para embasar a criação dos espetáculos, sempre sensíveis ao lugar de experiência e de fala de cada um dos inscritos. “Não podemos esquecer que o teatro abriga subjetividade e que, por isso, ela permeia a análise da comissão”, diz Bárbara. Os dezenove espetáculos selecionados ampliam as possibilidades de diálogos, trocas e reflexões dentro do FETO. “É um recorte significativo da produção do teatro estudantil no Brasil e levanta questões relevantes. Esse é um dos pontos que torna o festival importante”, ressalta Gláucia.

Os espetáculos selecionados, vindos de 14 cidades brasileiras, apresentam-se no FETO de 11 a 21 de outubro. Os atores do Grupo de Teatro Tupam estão entusiasmados com a classificação e se preparam para representar bem Patos de Minas em um dos mais importantes festivais do país.

Autor: Maurício Rocha