Um grupo de adolescentes realizou uma manifestação contra atos de racismo na tarde desta sexta-feira (06) em Patos de Minas. A mobilização aconteceu durante os jogos estudantis que estão sendo realizados no ginásio do PTC. Eles levaram cartazes, faixas e gritavam pedindo o fim do racismo. O ato aconteceu depois de uma denúncia envolvendo um dos participantes dos jogos.

Depois de dois anos sem os jogos em razão da pandemia da Covid-19, os estudantes de várias escolas patenses voltaram a participar dos jogos estudantis. A competição que, tradicionalmente reúne centenas de estudantes em várias modalidades esportivas, é marcada pela competitividade e pela vibração. Entretanto, um episódio chamou bastante a atenção durante a semana.

Segundo informações colhidas por nossa reportagem no local, um estudante teria comemorado um gol de forma mais explosiva em uma partida de futsal. Segundo testemunhas, ele teria feito uma dança que foi interpretada, por parte da torcida, como a imitação de um macaco em provocação aos adversários. A situação incomodou várias pessoas que marcaram uma manifestação para a tarde de hoje.

Com cartazes dizendo “Unidos contra o racismo” e “Diga não ao racismo”, os estudantes protestaram muito durante uma partida de futsal. Após o jogo, grande parte da torcida foi para fora do ginásio e a Polícia Militar precisou ser acionada. Nós entramos em contato com a Prefeitura Municipal, que está organizando os jogos, e nos foi enviado o seguinte posicionamento:

Os envolvidos na realização da Olimpíada Estudantil Patense não compactuam com atos desrespeitosos e estão atentos ao comportamento dos participantes do evento. Quanto aos fatos ora mencionados, a equipe organizadora está apurando o que aconteceu para tomada de decisão. Portanto no momento não é possível dar mais esclarecimentos a respeito.