Todos os anos o Grupo Farroupilha realiza no mês de setembro, a edição da SIPATR, sempre com temáticas que possam contribuir com a saúde e segurança de todos os funcionários. Com os protocolos de segurança e distanciamento exigidos pela pandemia da COVID 19 e visando a segurança dos funcionários, a SIPATR foi transformada em uma ação diferente em 2020.

Após reuniões entre os times de SGI, Marketing e a Diretoria do Grupo, a SIPATR Solidária foi idealizada para dar suporte à escolas e creches da região, em municípios em que o Grupo Farroupilha atua através das suas unidades produtivas. Após um processo de avaliação de necessidades e de estrutura de 7 escolas, foram selecionadas a Pré-Escola Municipal Casa da Criança no município de Buritizeiro e a Escola Municipal de Educação Infantil Criança Feliz no município de São Gonçalo do Abaeté, que apresentaram uma grande necessidade de reforma estrutural, principalmente em pontos que interferem na segurança das crianças.

Com ajuda da BASF e da IHARA, a verba total para as reformas foi de quase $100,000,00, o que possibilitou que as obras fossem realizadas de maneira ampla nas duas unidades. Na escola do município de Buritizeiro, foi realizada troca de todas as portas da unidade, uma reclamação antiga da diretoria e dos pais, considerando inúmeras ações de vandalismo e furto. Também foi instalado forro em toda a escola, troca de toda a fiação, reforma de todos os berços, e aquisição de colchões e roupas de cama.

Já na unidade de São Gonçalo, foi construída uma estrutura coberta para o refeitório que era um sonho antigo de todos os professores, diretores e alunos. Em parceria com a prefeitura do município, o prefeito presente na entrega da estrutura, se comprometeu a finalizar a pavimentação e ainda reformar de forma geral a unidade. Na mesma unidade ainda foi feita reestruturação elétrica e instalação de forros em algumas salas.

Juntas, as duas escolas atendem mais de 200 crianças e são fundamentais no processo de educação e acolhimento nas duas cidades. Para Erika Urban, diretoria do Grupo Farroupilha, esta entrega é apenas uma forma de agradecer todo o acolhimento das cidades com o Grupo Farroupilha.

“Atuamos em mais de 10 municípios e tentamos ajudar a todos sempre que podemos. Nossa responsabilidade com cada um deles é o reflexo da ajuda e acolhimento de toda a população com a nossa empresa. Queremos ver o Grupo Farroupilha crescendo cada vez mais e com isso contribuindo com o crescimento da região e com a melhoria da qualidade de vida da população. Temos orgulho de cada projeto desenvolvido pelo Renova Farroupilha e por nossa empresa nesses 45 anos de existência”, afirma Erika.

Outras escolas que também foram inscritas no projeto e ainda serão contempladas com aquisição de computadores e materiais escolares básicos.