A AA completou 44 anos em Patos de Minas no sábado (11) e 87 anos pelo mundo afora. A confraternização é programada em várias etapas e se estendeu até o domingo (12) com o encerramento final, servindo um almoço para o público, no salão de festas do Lions Clube. O evento começou com a palestra do Dr: Fernando, médico psiquiatra de Lagoa Formosa, conceituado na área de alcoolismo e ele foi convidado pelos coordenadores do AA para ministrar uma palestra a respeito da doença e por coincidência é no dia do aniversário do Dr: Fernando e ele não mede esforços para levar a mensagem aos familiares e aos membros, no decorrer da palestra ele frisar muito bem a necessidade do governo investir na conscientização a respeito do uso abusivo de bebidas alcoólicas que gira em toda classe social.

Houve testemunhos emocionantes, um adicto retratou também que, indo às reuniões, descobriu o segredo de manter-se limpo, quando tentava sem ajuda dos familiares e companheiros encontravam-se mais dificuldades em ficar sóbrio, reforçou também que o retorno em ajudar é divino, ressaltou também que quando surge o desejo de usar, lembrar das fichas que coleciona e o compromisso de não quebrar as mesmas, diante a nova atitude tudo começou a prosperar ao seu redor, afirmou que o grupo de mútua ajuda é uma dádiva em ajudar reciprocamente.

A esposa de outro adicto aposentado do exército e a filha são gratas pela recuperação do familiar. Elas resolveram homenagear o grupo na abertura do aniversário, fizeram uma linda música com as características de um viciado. Devido a várias tentativas em salvar o marido que não tinha controle perante a bebida, segundo ela, depois de muitas tentativas às vezes pensavam em desistir, mas o poder superior deu forças para enfrentar a doença que adoece a todos, inclusive entes queridos e pessoas mais próximas, vizinhos e amigos. Em determinado momento, depois de várias tentativas, conseguiu convencê-lo em ir à reunião do primeiro grupo de nome Patense que fica localizada na rua: Amazonas, 641, no bairro Lagoa Grande, prédio do Lions Clube de Patos de Minas Domingos Matos.

O grupo que já salvou diversas vidas na Capital do Milho se reuniram para confraternizar os sucessos obtidos durante estes anos. Em condição de anonimato, como se apresenta o grupo, eles explicaram que o grupo salvou várias vidas dos horrores do alcoolismo, estando presentes vários adictos limpos por múltiplos anos e recém-chegados, com depoimentos emocionantes iguais citados acima. Alguns familiares estiveram na confraternização também, motivo de muita alegria e orgulho.

Infelizmente muitos doentes não tiveram a oportunidade de conhecer os grupos e serem salvos, alguns “quebraram a ficha”, voltando para os horrores da adicção, sendo que uns morreram e outros foram internados ou presos. Bebidas alcoólicas são drogas lícitas que ficam disfarçadas no meio da sociedade, assim trazendo um transtorno gigantesco para o mundo. Em consequência do uso de bebidas, muitos inocentes são pegos por acidentes trágicos, doenças incuráveis, cirrose, câncer, demência e outras.

Seguem as frases de um adicto em recuperação há 16 anos:

Esperança Entre Nós

A espiritualidade de um grupo de mútua ajuda resulta em salvar vidas no obscuro da solidão e no isolamento seguido de depressão profunda.

Um grão de areia

Ao conversar com uma pessoa estudada e dedicada ao saber, diplomada, sinto-me um grão de areia perante a ela. E ao perguntar-lhe qual seria seu momento de distração ou entretenimento, ela responda-me que gosta de beber cerveja, fumar e drogar-se. Aí, então, sinto-me uma duna.

Unidos para a recuperação

Nós nos sentimos mais fortes na recuperação juntos, seguindo um propósito de que, sozinhos, não conseguiremos.

Ápice da loucura

Viver no ápice da loucura é viver uma vida desmedida sem limites, um dia de cada vez na destruição, usando drogas, bebidas, cigarros, concupiscência carnal, adrenalina sem limites, colocando a vida em risco a todo instante, um gozo momentâneo que traz uma consequência infernal por toda a vida!

Uma escolha tortuosa

Nos caminhos tortos por onde andei, deparei-me com várias exclusões, isolamentos, delírios, esquizofrenia, traição de companheiros, tristeza, suicídios, tentativas de suicídios, homicídios, prisões, overdose, perda de bens materiais, latas de cerveja vazias jogadas no chão, garrafas diversas de bebidas, mau cheiro, bitucas de cigarros, isqueiros vazios, pessoas perambulando descalças, de bermudas, pelos trilhos e becos, procurando um prazer momentâneo, isolamento em construções civis, vaivém de ambulâncias e policiais. Esses caminhos são a perda de um tempo que não tem voltas. Todavia, podemos pegar atalhos e fazer bom uso do nosso tempo e caminhar em linhas retas de puro verde, alegria, mente aberta, serenidade e pessoas com a aura brilhante.

Seguem os horários e os endereços:

Grupo Esperança Em Nós

Rua: José Gomes Ferreira n⁰ 440

Bairro: Ipanema Segunda-feira às 20h00

Grupo Patense

Rua: Amazonas n⁰ 641

Bairro: Lagoa Grande

Terça às 20h00

Grupo Rosarense

Av: Paracatu n⁰ 183

Bairro: Rosário

Sexta-feira às 20h00

Grupo Novo Ideal

Rua: Alemar Rodrigues da Cunha n⁰400

Bairro: Sebastião Amorim

Terça-feira às 19h00

Grupo Luz da Colina

Rua: Pedro Castorina n⁰ 465

Bairro: Bela Vista

Quarta-feira às 20h00

Grupo Vila Rosa

Rua: Rio Grande do Norte n⁰ 2000

Bairro: Vila Santa Luzia

Segunda-feira às 20h00